SóProvas


ID
4140478
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Doenças crônicas mentem

Percepções inadequadas de enfermidades
silenciosas podem trazer danos

Julio Abramczyk

    A percepção inadequada pelos pacientes de uma doença crônica que atinge de 2% a 4% dos adultos nos Estados Unidos e no Reino Unido é o tema de editorial da revista The Lancet Rheumatology deste mês.
    O editorial aborda o desafio da doença denominada gota, inflamação nas articulações causada por depósitos de cristais de urato produzidos pelo organismo do paciente.
    As taxas de prescrição de remédios para manter níveis normais do ácido úrico no sangue são baixas, assim como a adesão dos pacientes ao remédio.
    A adesão à terapia, principalmente quando a doença parece inativa, diz o editorial, é influenciada pelo grau de confiança do doente em seu médico, que deve insistir na manutenção do tratamento mesmo na ausência de dor.
    A crise de gota, desencadeada por dor no local da inflamação, interfere na ação da articulação e diminui a qualidade de vida do paciente.
    No Brasil, V. Feijó Azevedo e colaboradores da Universidade Federal do Paraná abordam, na Revista Brasileira de Reumatologia, a importância da campanha “Sua gota mente”.
    Eles afirmam que, apesar do tratamento nas crises dolorosas com anti-inflamatórios acabar momentaneamente com a dor, os cristais de urato responsáveis pela dor continuam presentes. E, a longo prazo, podem provocar tofos e graves danos nas articulações.
    Também assinalam a importância de os médicos contribuírem para o conhecimento do paciente sobre a doença para bons resultados a longo prazo.
(Julio Abramczyk, Doenças crônicas mentem, Folha de S.Paulo, 25.10.2019. Acesso em 04.11.2019)

Assinale a alternativa em que há palavra ou expressão empregada em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO-D

    A gota pode mentir?

    Rs, Um abraço e bons estudos!

  • Assertiva D

    Colaboradores da Universidade Federal do Paraná chamam a atenção para a importância da campanha “Sua gota mente”.

  • Na alternativa D, há o emprego da figura de linguagem "personificação", que tem a função de dar a objetos inanimados ou a seres não humanos características ou ações próprias de seres humanos.

    Portanto, há uma expressão no sentido figurado (não literal) na letra D.

  • Gabarito D - Colaboradores da Universidade Federal do Paraná chamam a atenção para a importância da campanha “Sua gota mente”.

    .

    Sentido Conotativo: ganha significado de acordo com o contexto, figurado.

    Sentido Denotativo: dicionarizado, real, literal.

  • Graças ao Julius eu sei o que é Gota!

  • Sua gota mente”. sentido figurado ou conotativo ou não litral

    Ex1. Minha sogra é um anjo [sentido figurado. minha sogra não é um anjo . figura de linguagem Metáfora ou ironia]

    Observe os detalhes e dá uma revisada nas figuras de linguagem

    Gabarito d

  • A questão trabalha interpretação textual e aspectos semânticos: denotação e conotação.

    Denotação = quando um termo é empregado no sentido real, objetivo, dicionarizado.


    Conotação = quando um termo é empregado no sentido figurado; dá-se uma plurissignificação a ele.


    A única alternativa em que há um termo empregado no sentido conotativo - sentido figurado - é a (D). Nas outras alternativas, os termos estão empregados no seu sentido real, próprio – denotativo.


    Na alternativa (D), o sentido figurado está na frase “Sua gota mente", ocorreu uma figura de linguagem denominada Prosopopeia ou Personificação, em que se atribui uma ação humana a seres inanimados.


    Mentir é uma ação humana que foi atribuída à “gota". Resumindo: gota não mente; por isso, tal frase está no sentido conotativo.


    GABARITO DA PROFESSORA: Letra D.

  • Não concordo com esse gabarito (apesar de não ter outro possível), porque o nome da camapanha é LITERALMENTE "Sua gota mente"

    Por exemplo:

    Se eu falar "Hoje fui ver o filme: "Meu passado me condena" (escrevi "filme" no google e esse foi o primeiro que poderia ser usado no exemplo kkkkkk)

    O titulo do filme tem linguagem conotativa, mas o meu comentário é literal... Que é a mesma situação que acontece na questão acima, o nome da campanha é uma personificação, mas a frase que cita ela é literal...

  • Sendo a gota uma doença (forma de artrite caracterizada por dor intensa), não poderia mentir ou dizer a verdade.

  • GAB. D

    Colaboradores da Universidade Federal do Paraná chamam a atenção para a importância da campanha “Sua gota mente”.

  • Jullius não estava brincando quando disse que estaria lá sempre que estivermos estudando kkkkkkk "mais sal" "mais sal" "mais sal"

  • “Sacomé, né”