SóProvas


ID
4203520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).

Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue o item que se segue.

Luiz apresenta um transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, que pode ser caracterizado por sua dificuldade de manter a atenção e pelo atraso de fala e troca de fonemas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado!

    São transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida.

    O problema se caracteriza por dificuldades na composição de textos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, erros frequentes de ortografia e caligrafia precária. O tratamento para os transtornos de aprendizagem é sempre multidisciplinar, focado nas áreas de maior dificuldade de seus portadores.

    Portanto, não acho que se encaixe

  • A questão requer conhecimentos acerca das síndromes psicopatológicas.

    Com relação ao caso hipotético, devemos, antes de mais nada, considerar que os comportamentos desadaptativos são diferentes do que são percebidos pela família e pela escola.

    Na escola, ele apresenta isolamento das outras crianças, dificuldades de atenção, irrequieto. Com a família, a criança demonstra ser mais comunicativa, relacional, participativa, apresentando atraso na linguagem, onde ainda apresenta algumas (poucas) confusões nas letras.

    O transtorno das habilidades escolares, de acordo com o DSM V, “é diagnosticado diante de déficits específicos na capacidade individual para perceber e processar informações com eficiência e precisão. Esse transtorno do neurodesenvolvimento manifesta- se, inicialmente, durante os anos de escolaridade formal,  caracterizando -se por dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades básicas acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática. O desempenho individual nas habilidades acadêmicas afetadas está bastante abaixo da média para a idade, ou níveis de desempenho aceitáveis são atingidos somente com esforço extraordinário."

    No caso hipotético, não foi visto déficits de aprendizagem ou processamento de informações, mas desinteresse na turma e nas atividades escolares.

    Por isso, não podemos concluir que a criança possua transtornos de habilidades escolares.

    Gabarito da Professora: ERRADO.

    Fonte: DSM V