-
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras". Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. Alguns dizem que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento_t%C3%A1cito)1. O processo de externalização é a transformação do conhecimento tácito em explícito. A internalização é o processo inverso. Já a combinação é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. Por sua vez, a socialização é a interação entre conhecimentos tácitos.
-
Apenas adequando o comentário à questão:a) Certo. Apesar do conhecimento tácito poder ser explicitado, é impossível explicitar todo o conhecimento tácito de um indivíduo. Falha da questão.b) Classifica-se como EXPLÍCITO...c) Transformar conhecimento explícito em tácito, ao meu ver, dá-se com a aprendizagem. Da mesma forma que nem todo o conhecimento tácito pode ser explicitado, nem todo o explícito pode ser internalizado. Minha opinião.d) Gestão do conhecimento volta-se para o conhecimento tácito.e) Gestão da informação volta-se para o conhecimento explícito.
-
Para mim, a resposta correta deve ser a letra D, por dois motivos:
1. Não acredito que um conhecimento tácito possa ser transmitido no todo, como afirma a opção A.
2. Ainda que a Gestão do Conhecimento tencione disseminar o conhecimento tácito, ela só pode fazê-lo por intermédio do conhecimento explícito, dando-lhe o melhor trato possível.
Àqueles que discordam, peço que apresentem seus argumentos, por favor.
-
Só para complementar o assunto.
TEORIA DA CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
| Conhecimento Tácito | Conhecimento Explícito |
Conhecimento Tácito | SOCIALIZAÇÃO Conhecimento compartilhado | EXTERNALIZAÇÃO Conhecimento conceitual (ex: manuais) |
Conhecimento Explícito | INTERNALIZAÇÃO Conhecimento operacional (ex: sou capaz de responder as questões após a aula) | COMBINAÇÃO Conhecimento sistêmico (ex: treinamento) |
Fonte: Prof. Elizabete Teixeira
Bons estudos
-
Parte do que é conhecido como conhecimento tácito, se trata de um conhecimento intuitivo, como por exemplo tocar um instrumento ou mesmo operar manualmente uma máquina. Existem conhecimentos adquiridos, que inclusive, não são se quer percebidos como conhecimento pelos que os possuem, como por exemplo no caso em que as crianças contam sem saber explicar o que estão fazendo. Há um hiato entre saber e explicitar o saber. Por tanto, dizer que o conhecimento tácito pode ser explicitado, de forma generalista, é uma inconsistência.
-
Alternativas D e E estão incorretas pois a gestão do conhecimento tácito ou da informação estão voltados para o conhecimento tácito e explícito. Quanto a alternativa A pode sim ser explicitados (externalização), porém mais difícil.
-
A) Correto: É possível explicitar um conhecimento tácito. O nome disso é externalização, eu vou transmitir ou disseminar o que eu sei.
B) Errado. O conhecimento disponível em livros é formalizado, logo é explícito.
C) Errado. Generalizou. Por exemplo, livros que fogem do nosso interesse nunca serão lidos por nós, não serão internalizados. Logo, não é todo conhecimento explícito que tende a ser internalizado. Livros de moda, por exemplo, não tende a ser internalizado por mim. RSRS
d) Errado. A gestão do conhecimento trabalha, prioritariamente, com o conhecimento tácito das pessoas, o conhecimento que está na cabeça delas, o quanto elas sabem, o quanto elas aprendem, o quanto de conhecimento que elas trazem da vida, a experiência delas. Por exemplo, um entrevistador, ao entrevistar um candidato para uma vaga de emprego, pergunta se ele tem algum tipo de experiência na área, logo, o entrevistador quer saber do seu conhecimento tácito, a sua bagagem.
e) Errado. A gestão da informação trabalha com o dado, interpreta este dado. O dado é algo formal, está registrado, algo concreto. Então, a gestão do conhecimento está mais ligada ao conhecimento explícito.
-
A primeira frase está correta e é gabarito.
O conhecimento tácito pode, naturalmente, ser explicitado
Na hora que alguém busca transformar sua experiência (adquirida durante sua vida) em algum manual, texto ou qualquer formato que seja, está transformando um conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Já a segunda alternativa está incorreta, pois o conhecimento disponível em livros, apostilas etc. é
o conhecimento explícito.
A letra C também está errada, pois nem todo conhecimento explícito tende
a se tornar conhecimento tácito.
Em relação às duas últimas alternativas, a Esaf trocou os conceitos.
A gestão da informação, por lidar com a análise e coleta de dados, está mais ligada ao conhecimento explícito.
Entretanto, a gestão do conhecimento, por se relacionar com o conhecimento e com o
aprendizado, está mais ligada ao conhecimento tácito.
------------------
Fonte:Renno