SóProvas


ID
4825993
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No cálculo do tráfego de passageiros das instalações de elevadores em hospitais, quando houver tubos de queda para roupa e lixo e monta-carga para o serviço de nutrição, considerando o tráfego predominante de subida, a porcentagem mínima da população que os elevadores devem ser capazes de transportar em 5 minutos é de

Alternativas
Comentários
  • Acertei no chute.

    Como é feito este calculo ?

  • Segundo  :

    Considerando-se o tráfego predominante de subida, os elevadores devem ser capazes de transportar em 5 min as seguintes porcentagens mínimas da população de um edifício: escr1tórios de uma única entidade: 15%; escritórios em geral e consultórios: 12%; apartamentos: 10%; hotéis: 10%; restaurantes: 6%; hospitais: quando houver tubos de queda, para roupa e lixo e monta carga para o serviço de nutrição: 8%; quando não houver essas condições: 12%; escolas: 20%; edifícios-garagem com rampa sem manobrista: 10%; e lojas e centros comerciais: 10%.

  • A questão é aplicação direta da norma NBR 5665:1983 – Cálculo do tráfego nos elevadores, mais precisamente do item 5.2, que trata da capacidade de tráfego. O item 5.2.1 pontua que, considerando-se o tráfego predominante de subida, os elevadores devem ser capazes de transportar, em 5 min, uma porcentagem mínima da população de um edifício, porcentagem essa que depende do tipo de edificação. No caso de hospitais (item f), as porcentagens são de 8%, para quando houver tubos de queda, para roupa e lixo e monta carga para o serviço de nutrição, e de 12% quando não houver essas condições. Uma vez que a questão especifica a situação descrita de tubos de queda e monta-carga, afirma-se que a opção CORRETA é a LETRA C.





    Gabarito do Professor: Alternativa C