SóProvas


ID
4829911
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Libâneo (1985), os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas. Uma dessas tendências refere-se à didática assentada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser receptivo/passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.

Assinale a alternativa correta da tendência pedagógica descrita.

Alternativas
Comentários
  • "um ser receptivo/passivo"

    B

    Tradicional.

  • Esta questão exige que se tenha conhecimentos sobre as tendências pedagógicas discutidas por Libâneo.  Devemos identificar, entre as alternativas, qual tendência pedagógica está sendo expressa no comando.

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:
    Para chegarmos à resposta que nos é solicitada, precisamos compreender a base conceitual dos termos expressos nas alternativas. Vejamos. 

    As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos que falam de como a educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista.

    A pedagogia liberal defende a ideia de que a escola deve preparar as pessoas para o desempenho de papeis sociais, de acordo com suas aptidões individuais. Subdivide-se em tradicional, renovada e tecnicista

    Tradicional - Nessa tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas.

    Renovada Progressivista - Caracteriza-se por se centralizar no aluno, considerando-o como ser ativo e curioso. O professor é um facilitador. A escola liberal renovada progressivista tenta buscar uma espécie de equilíbrio entre as necessidades individuais do aluno e as do meio social.

    Renovada Não -Diretiva (Escola Nova) - Também é centrado no aluno, porém nessa tendência a escola tem o papel de formar atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica do aluno.

    Tecnicista - O aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. A escola funciona como modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas específicas.

    A pedagogia progressista busca formar cidadãos conscientes e participativos na vida da sociedade, que leve o aluno a refletir, a desenvolver o espírito crítico e criativo e a relacionar o aprendizado a seu contexto social. Subdivide-se em: 

    Libertadora - Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, nessa tendência o aluno deve ter uma consciência da realidade em que vive. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua junto com seus alunos.
    Libertária - Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo aluno é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá importância se for possível seu uso prático.  Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
    "Crítico -social dos conteúdos" ou "Histórico -Crítica" - Prioriza o foco dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.  Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva do aluno.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:
    Diante do exposto podemos observar que a única alternativa – entre as expressas – que está de acordo as tendências pedagógicas discutidas por Libâneo é a letra “B": “tradicional".

    Analisemos o erro das demais alternativas:

    A) "Escolanovista". 
    ERRADA! Também conhecida como Renovadora não diretiva, ou escola nova. Essa tendência é centrada no aluno e a escola tem o papel de formar atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.  


    C) "Sociopolítico". 
    ERRADA! Essa não se trata de uma tendência pedagógica discutida pela doutrina educacional.


    D) "Renovado -tecnicista". 
    ERRADA! Nessa alternativa a banca tentou confundir unindo o conceito de duas tendências: a Renovadora e a Tecnicista. Na renovadora o professor é apenas um facilitador e o aluno é considerado um ser ativo e curioso. Já na tendência Tecnicista o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações e o professor é quem deposita os referidos conhecimentos.

    E) "Técnico -crítico". 
    ERRADA! A banca mais uma vez tentou confundir o candidato. Uma possível tendência aqui seria a "Crítico -Social dos Conteúdos". Essa tendência prioriza o foco dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.  Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva de cada aluno.

    GABARITO: ALTERNATIVA “B".