SóProvas


ID
4830043
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As metodologias ativas de aprendizagem requerem uma mudança de atitude do docente. Uma delas refere-se à flexibilidade diante das questões que surgirão e dos conhecimentos que se construirão durante o desenvolvimento dos trabalhos, demonstrando respeito às diferentes formas e procedimentos de organização do conhecimento; trata-se da Aprendizagem Colaborativa em Redes – ACR, construída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. Seu foco é

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre metodologias de aprendizagem

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Entre as diversas metodologias, a Aprendizagem Colaborativa em Redes (ACR), constituída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida para um programa de formação continuada à distância de professores de Atendimento Educacional Especializado. Seu foco é a aprendizagem colaborativa, o trabalho em equipe, contextualizado na realidade do aprendiz.


    A ACR é composta de etapas que incluem trabalhos individuais e coletivos. As etapas compreendem a apresentação, a descrição e a discussão do problema; pesquisas em fontes bibliográficas para favorecer a compreensão do problema; apresentação de propostas de soluções para o problema em foco; elaboração do plano de atendimento; socialização; reelaboração da solução do problema e do plano de atendimento; avaliação.


    Diante do exposto, podemos concluir que a “letra D" é a única alternativa condizente com a metodologia da Aprendizagem Colaborativa em Redes.


    Vejamos as incoerências das demais alternativas:


    A) centrado nos conteúdos, classificados de acordo com o critério de pertencimento a uma especificidade.

    Errada! É centrada na colaboração, no trabalho em equipe e na consideração da realidade do aluno.


    B) de caráter informativo, com ênfase em palestras ilustrativas escolhidas por responsáveis pelo curso.


    Errada! A ênfase está no trabalho em grupo e contextualização da realidade dos alunos.


    C) o modelo determinista de formação, no qual a organização curricular é pautada num perfil “ideal" de aluno que se deseja formar.


    Errada! O modelo é centrado na colaboração e na realidade do aluno.


    E) o acúmulo de saberes em torno de um tema e que se tornam finalidade em torno de si mesmos.


    Errada! Os temas são contextualizados a partir da realidade do aluno, porém, não são um fim em si mesmos, mas sim um meio para possibilitar a aprendizagem.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".
  • (...) sobre “” (PIMENTEL; CARVALHO, 2020), apontamos que, na Educação Online, a aprendizagem é em rede, colaborativa. Esse princípio se contrapõe à aprendizagem individualista típica da abordagem instrucionista-massiva frequentemente adotada na Educação a Distância (EAD), na qual o aluno interage predominantemente com os conteúdos da disciplina. Na perspectiva da Educação Online, como aqui temos caracterizado, partimos do reconhecimento de que somos atravessados por processos formativos de múltiplas redes educativas () e do reconhecimento de que aprendemos em rede.