Gráfico Burndown mostra a comparação entre o trabalho estimado inicialmente com a quantidade restante estimada de trabalho, tornando visível a evolução do trabalho diariamente.
Ele é formado por dois eixos: o eixo Y (vertical), que representa a demanda de trabalho a ser queimada; e o eixo X (horizontal), que representa o tempo – a quantidade de dias ou horas de trabalho para queimar a demanda.
É representado em duas linhas. A primeira é a linha ideal, reta, de cima para baixo, que representa a demanda completa de trabalho no começo do projeto (no topo, na esquerda) e que vai até o ponto mais baixo à direita, onde fica a previsão de conclusão do projeto no cronograma.
Já a segunda é a linha real, que revela como a equipe se comportou com relação à projeção de uso do tempo para a demanda.
Nesse sentido, é possível acompanhar a produtividade, bem como visualizar a expectativa de produtividade ideal do projeto e comparar com a produtividade real.
Estando, portanto, a questão correta.
Burndown x burnup:
Os dois gráficos têm o objetivo de facilitar a visualização do andamento de um projeto acerca da demanda e do cronograma de esforço para sua entrega. Uma das diferenças centrais é que enquanto o gráfico de burndown dá ênfase a quanto falta para o objetivo, o gráfico de burnup exibe o que a equipe já desempenhou até o momento.
https://artia.com/blog/graficos-de-burndown-e-burnup-o-que-sao-para-que-servem-e-quais-as-diferencas/
2015
No Scrum, o artefato burndown chart serve para
a) controlar um sprint e apresentar resultados relacionados à linha de base do projeto.
b) criar um sprint.
c) criar o primeiro backlog do projeto e o primeiro sprint.
d) apresentar resultados de performance de uma equipe de projeto.
e) controlar a qualidade e complementar um backlog.
2014
O Product Owner utiliza práticas de estimativa como oburndown e o burnup para acompanhar a quantidade de trabalho que a organização ainda deve realizar para alcançar os seus objetivos. Assim, se o propósito for garantir o alcance de objetivos, o trabalho poderá ser resumido em qualquer ponto do tempo.
Certa