SóProvas


ID
4847032
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Andragogia surge como contradição ao modelo pedagógico, centrando-se numa etapa de vida em que os interesses e as motivações são diferentes, passando da aquisição fundamental de conhecimentos com base em conteúdos disciplinares para o desenvolvimento de competências, através da resolução de problemas e com o recurso das experiências de vida.


Em relação à Andragogia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O QUE É ANDRAGOGIA?

    Uma das vertentes da , onde aprende-se sobre os adultos e utilizam-se os melhores métodos para ensiná-los. São caminhos e estratégias de aprendizagem, que podem ser aplicadas em qualquer .

    QUANDO SURGIU?

    O  Andragogia foi cunhado em 1833, pelo professor alemão , mas a educação de adultos num formato andragógico já é aplicada há séculos, desde a antiguidade grega com forte influência da filosofia socrática.

    PARA QUE SERVE?

    Conhecer melhor o  e através dela, buscar técnicas e ferramentas para orientar cada indivíduo, respeitando suas necessidades e motivações. Com a Andragogia, surgem novos fundamentos sobre aprendizagem ao longo da vida.

    ONDE UTILIZAR?

    Em formações de adultos, tanto no , como empresarial (treinamentos, workshops, palestras, reuniões, etc). Serve para professores, instrutores, facilitadores, gestores de equipes, coachs e interessados na educação.

    fonte de pesquisa: https://andragogiabrasil.com.br/andragogia/

  • Esta questão exige que identifiquemos a alternativa correta em relação à Andragogia.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A única alternativa que especifica corretamente sobre o tema Andragogia é a letra E: “a aprendizagem é encarada como resolução de problemas e tarefas da vida quotidiana".

    A Andragogia é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Assim, a Andragogia deve ser encarada com vistas à resolução de problemas e tarefas da vida cotidiana.

    Analisemos as demais alternativas:

    A) os educandos apenas sabem que devem aprender aquilo que o professor lhes ensina.

    Errada! Por se tratar de um ensino para adultos, os alunos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações do professor. O papel do educador é o de ser facilitador no processo de aprendizagem.

    B) o professor vê no aluno um ser dependente, que marca também a autoimagem daquele que aprende. 

    Errada! O adulto tem consciência da responsabilidade das suas decisões e da sua vida, não devendo ser visto como alguém dependente.

    C) a disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como fundamento critérios e objetivos internos à lógica escolar.

    Errada! Na verdade, os adultos buscam iniciar um processo de aprendizagem, pois compreendem sua utilidade para as diversas situações de suas vidas.

    D) a motivação para aprendizagem é extrínseca ao sujeito que decorre de pressões familiares, apreciações dos professores, classificações escolares.

    Errada! Os fatores motivacionais do adulto até podem ser extrínsecos, mas normalmente, em sua grande maioria, predominam os fatores intrínsecos (maior satisfação no trabalho, qualidade de vida, autoestima).


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “E".