-
I- ...as decisões tomadas em cada nível organizacional tendem a pertencer unicamente àquele nível.
Como assim? Acredito que a unica alternativa certa seria a III. O erro da alternativa II é dizer que armazenamento é componente básico.
-
concordando com o Joas Pinheiro... unicamente é muito estranho
-
Os Sistemas de Suporte à Decisão vão usar diversos dados (atuais ou antigos) extraídos de fontes internas e externas e armazenados especificamente para uso de uma ferramenta DSS.
-
Resposta: LETRA B
Abaixo deixo confirmação dos itens expostos pela banca com base na apostila "Sistemas de informações gerenciais" do autor Gilmar Jorge Wakulicz da Universidade Federal de Santa Maria.
Abaixo deixo o link da apostila e ao lado das explicações deixo a página na qual se encontram.
I - (...)os sistemas de informação, definidos como tipicamente afinados, com a estrutura da organização, são aqueles que estão organizados em uma hierarquia em que cada superior da empresa é composto de mais sistemas do nível inferior imediatamente precedente. (página 18)
II - Um sistema dessa ordem possui três componentes ou funções básicas em interação: (página 17)
• Inputs – envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados (dados, instruções).
• Processamento – envolve processos de transformação que convertem insumos (entradas) em produto (programas, equipamentos).
• Outputs – envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final (relatórios, gráficos, cálculos).
II - Os SADs são projetados para serem sistemas ad hoc de resposta rápida que são iniciados e controlados por usuários finais. Assim, são capazes de dar apoio diretamente a todos os tipos específicos de decisões e também para todos os estilos e necessidades pessoais de tomada de decisão de cada gestor. Dentro desta visão, podemos dizer que os SADs ajudam os gestores a usar, de forma melhor, os seus conhecimentos e, também, propiciam novos conhecimentos. (página 82)
Link apostila: https://central3.to.gov.br/arquivo/453259/
-
B
As decisões tomadas nas organizações baseiam-se necessariamente nas informações disponíveis. Para melhorar seu processo decisório, as organizações criam sistemas específicos de busca, coleta, armazenamento, classificação e tratamento de informações importantes e relevantes para o seu funcionamento. Tais sistemas são geralmente denominados Sistemas de Informação Gerencial (Management Information System - MIS).
Na essência, os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) constituem sistemas computacionais capazes de proporcionar informação como matéria-prima para todas as decisões a serem tomadas pelos participantes tomadores de decisão dentro da organização. Os Sistemas de Informação Gerencial constituem uma combinação de sistema de computação, de procedimentos e de pessoas e têm como base um Banco de Dados, que nada mais é do que um sistema de arquivos (coleção de registros correlatos) interligados e integrados. Todo SIG possui três tipos de componentes: dados, sistema de processamento de dados e canais de comunicação. O SIG pode apresentar-se sob quatro tipos de estrutura.
Sistemas de informação são um “conjunto de componentes inter-relacionados”, utilizados para coletar, processar, armazenar e distribuir a informação. Independente de qual seja o Sistema de Informação, ele apresenta duas finalidades principais: dar suporte à tomada de decisões; e dar suporte ao controle de uma organização. Os Sistemas de Informação (SI) são construídos com Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência.
Fonte: Administração pública / Augustinho Vicente Paludo. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
Fonte: Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003