SóProvas


ID
4894189
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre PostgreSQL PITR (Point In Time Recovery).


1. Como ponto de partida, o PITR necessita de um arquivo de backup de arquivos de sistema (file system level backup) consistente.

2. Pode-se obter um backup de modo contínuo através do arquivamento contínuo de arquivos WAL, o que é mais rápido que a realização de backups completos (full backup).

3. Para restaurar um banco de dados, faz-se necessário o replay dos arquivos WAL até o fim se quisermos obter um banco de dados consistente como resultado da restauração.

4. pg_dump e pg_dumpall não podem ser utilizados como parte da solução Postgres de arquivamento contínuo e, portanto, não possibilitam implementar PITR.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. Incorreta! Uma as vantagens da utilização do PITR com os arquivos de WAL é justamente permitir que os arquivos de backup do sistema de arquivos estejam inconsistentes. Nesse caso, o replay dos arquivos de WAL permitirão que se corrija eventuais problemas com o backup.

    2. Correta! O backup pode ser realizado de forma contínua através do WAL, pois ele registra todas as transações que são realizadas no SGBD. Assim, podemos combinar uma quantidade indeterminada de arquivos WAL para termos um backup de todas as transações realizadas em um período no tempo desde o último backup completo. Com backups completos são demorados de se realizar para bancos de dados muito grandes, essa técnica pode representar um ganho de velocidade no processo de backup! 

    3. Incorreta! O PITR é justamente a restauração do banco de dados até um determinado ponto no tempo. Os arquivos WAL permitem que se restaure somente parte de suas transações, até um determinado ponto, produzindo um estado consistente no banco de dados, como ele estava no momento do tempo em que a última transação foi executada. 

    4. Correta! Os backups gerados com o pg_dump ou pg_dumpall não servem para serem combinados com o WAL nessa técnica de arquivamento contínuo. Esses arquivos não possuem informações suficientes para isso. É necessário que se utilize backups de sistema de arquivos.