SóProvas


ID
4921897
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de Gestão da Qualidade é possível utilizar uma diversidade de ferramentas de apoio. A coluna da esquerda traz as ferramentas, a coluna da direita descreve o objetivo de cada ferramenta. Correlacione as colunas.


FERRAMENTA

(1) Diagrama ou Análise de Pareto

(2) Diagrama de Dispersão

(3) Diagrama de Causa e Efeito

(4) Histograma

(5) Folha de Verificação


OBJETIVO

( ) Registro e agrupamento logicamente organizado de dados e informações a respeito de uma tarefa ou processo estudado.

( ) Identificação de fatores ou causas (variáveis de verificação) que geram ou sustentam uma degeneração da qualidade ou determinado problema (variável de controle) ou efeito de um processo ou produto.

( ) Identificação das causas possíveis e mais significativas ou prioritárias de efeitos ou eventos ocorridos em um processo.

( ) Estabelecimento da relação ou associação entre dois fenômenos, parâmetros, fatores ou variáveis de um processo estudado.

( ) Representação gráfica do número de vezes que determinada característica ou fenômeno ocorre (distribuição de frequência) no processo estudado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    5-3-1-2-4

    Diagrama de Pareto prioriza os problemas e com isso você mata a terceira lacuna:

    ( ) Identificação das causas possíveis e mais significativas ou prioritárias de efeitos ou eventos ocorridos em um processo.

    Acertei dessa forma.

  • [GABARITO: LETRA A]

    1 – Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações;

    2 – Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido;

    3 – Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão. É semelhante a um checklist;

    4 – Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade;

    5 – Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.

    6 – Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.

    7 – Controle Estatístico de Processo (CEP): usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

    FONTE: BLOG DA QUALIDADE.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre quais são as ferramentas da qualidade e o que está envolvido em cada uma delas. Nosso objetivo nessa questão é fazer a correlação entre a ferramenta e seu objetivo. Vejamos como podemos fazer a correlação:

    (5) Folha de Verificação: Registro e agrupamento logicamente organizado de dados e informações a respeito de uma tarefa ou processo estudado.

    (3) Diagrama de Causa e Efeito: Identificação de fatores ou causas (variáveis de verificação) que geram ou sustentam uma degeneração da qualidade ou determinado problema (variável de controle) ou efeito de um processo ou produto.

    (1) Diagrama ou Análise de Pareto: Identificação das causas possíveis e mais significativas ou prioritárias de efeitos ou eventos ocorridos em um processo.

    (2) Diagrama de Dispersão: Estabelecimento da relação ou associação entre dois fenômenos, parâmetros, fatores ou variáveis de um processo estudado.

    (4) Histograma: Representação gráfica do número de vezes que determinada característica ou fenômeno ocorre (distribuição de frequência) no processo estudado.

    Como visto acima, a sequência 5,3,1,2,4 pode ser vista na alternativa "A".

    Atenção: como as definições da banca estão perfeitas, como costuma ser cobrado na maioria das provas, eu preferi não adicionar informações adicionais.

    GABARITO: A