I. Para obter informações em relação aos processos de aprendizagem, é necessário desconsiderar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações, para possibilitar, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos e observar as aprendizagens em contextos diferentes.
II. A lei nº 9.394/96 proíbe a adoção, no currículo do Ensino Fundamental, de conteúdo referente aos direitos das crianças.
III. Na perspectiva da tendência liberal tradicional, a proposta de educação deve ser absolutamente centrada no aluno, figura incontestável, única detentora do saber que deveria ser repassado para os professores.
OS ERROS ENCONTRADOS NOS ITENS ESTÃO EM NEGRITO!
A questão envolve assuntos como a legislação da pedagogia e tendências pedagógicas. Julguemos como corretos ou incorretos os itens a fim de encontrarmos uma alternativa para o nosso gabarito. Vejamos:
I. Incorreto.
Os Parâmetros curriculares nacionais diz que é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações e não desconsiderar como afirma a assertiva.
II. Incorreto.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional em seu parágrafo 5º do artigo 32 que "O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a , que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. "
III. Incorreto.
" Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. O papel do professor estava focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na" memorização.
Portanto, nenhuma afirmativa está correta.
Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997
MOITA, Filomena e QUEIROZ Cecília. AS tendências pedagógicas e seus pressupostos. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.
GABARITO: A