SóProvas


ID
4946098
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O Diabete Melito (DM) é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no Brasil e no mundo. É caracterizado pelo aumento da concentração de glicose plasmática.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Glicose plasmática em jejum de 8h ≥ 126 mg/ dL é indicativa de DM. Resultados entre 100 e 125 mg/dL caracterizam “glicemia de jejum alterada”.
( ) A hemoglobina glicada é o exame mais importante no seguimento dos pacientes, pois reflete o controle glicêmico nos 120 dias prévios à sua dosagem.
( ) A relação entre a hemoglobina glicada e a glicose de jejum é de aproximadamente 1% para cada 50 mg/dL. Para a sua dosagem é necessário jejum.
( ) O teste de tolerância oral à glicose é um exemplo de teste que analisa o ciclo de feedback existente entre glicose plasmática e secreção pancreática de insulina pós-estímulo, e no estado de jejum.
( ) O teste da frutosamina é uma medida de proteínas séricas glicadas e reflete o controle glicêmico na últimas quatro semanas. Sua principal utilidade é no diagnóstico do DM.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Frutosamina: Para monitorar e acompanhar seu tratamento, especialmente quando não é possível usar a avalia a glicemia média nas últimas duas a três semanas.

  • ( V) Glicose plasmática em jejum de 8h ≥ 126 mg/ dL é indicativa de DM. Resultados entre 100 e 125 mg/dL caracterizam “glicemia de jejum alterada”.

    (V ) A hemoglobina glicada é o exame mais importante no seguimento dos pacientes, pois reflete o controle glicêmico nos 120 dias prévios à sua dosagem. Comentário: não seria o exame mais importante é importante sendo também combinado com glicemia em jejum e o teste de tolerância à glicose (TOTG).

    (F ) A relação entre a hemoglobina glicada e a glicose de jejum é de aproximadamente 1% para cada 50 mg/dL. Para a sua dosagem é necessário jejum.

    (V ) O teste de tolerância oral à glicose é um exemplo de teste que analisa o ciclo de feedback existente entre glicose plasmática e secreção pancreática de insulina pós-estímulo, e no estado de jejum.

    (F ) O teste da frutosamina é uma medida de proteínas séricas glicadas e reflete o controle glicêmico na últimas quatro semanas. Sua principal utilidade é no diagnóstico do DM.