SóProvas


ID
4952836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no Fórum Mundial, propôs a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, que seria constituído pelos países do G7 e apoiado pelos grandes investidores internacionais. Para uma platéia de centenas de pessoas, Lula declarou: “Aqui em Davos convencionou-se dizer que hoje existe um único Deus: o Mercado. Mas, a liberdade de mercado pressupõe, antes de tudo, a liberdade e a segurança do cidadão. O Brasil defende o livre comércio, mas um livre comércio que se caracterize pela reciprocidade. De nada valerá o esforço exportador que venhamos a desenvolver, se os países ricos continuarem a pregar o livre comércio e a praticar o protecionismo.”

Internet:<http://www.na.com.br>. Acesso em 3/4/2003 (com adaptações)

Acerca do tema tratado no texto acima, julgue o item que se segue.


Em Davos, conforme o texto assinala, o presidente Lula condenou a dubiedade dos países ricos que, utilizando-se de uma retórica livre-cambista, acabam por praticar medidas protecionistas na defesa de seus interesses comerciais.

Alternativas
Comentários
  • Num sistema de comércio livre, os preços são um reflexo da verdadeira  e são a única causa determinante da . Comércio livre é diferente de outras formas de política comercial, nas quais a repartição dos bens e serviços entre os países é determinada por preços artificiais que podem ou podem não refletir a verdadeira natureza da oferta e da procura. Estes preços artificiais são o resultado de , com as quais os governos intervêm no mercado através de ajustes aos preços e de restrições sobre a oferta. Estas intervenções governamentais tanto podem aumentar como diminuir o custo de bens e serviços, para os consumidores e produtores. Tais intervenções incluem ,  e ;  tais como  e  ou mesmo acordos comerciais intergovernamentais, como o  (NAFTA) e  (CAFTA) (ao contrário dos seus títulos formais), ou qualquer intervenção governamental no mercado resultantando em preços artificiais.

    Por sua vez uma  é uma associação que possibilita a livre circulação de  com reduzidas taxas ; é resultado de acordo mútuo entre os países envolvidos, que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países. Não inclui a livre circulação de pessoas. Um exemplo é o  (North American Free Trade Agreement, ou Acordo norte-americano de livre comércio), que reúne ,  e . A maioria das nações são hoje membros da Organização Mundial do Comércio , uma instituição que surgiu com o objetivo de proporcionar e regulamentar o livre comércio entre as nações participantes. O livre-comércio também é almejado no âmbito do  e no . No entanto, a maioria dos governos ainda impõe, em maior ou menor grau, algumas políticas protecionistas que se destinam a apoiar o emprego local, como a aplicação de tarifas às importações ou subsídios às exportações.

    GABARITO CERTO

  • Questões de atualidades de 2003 ...

  • Simplificando, "o presidente Lula condenou a dubiedade (lembra do "in dubio " la do direito? pronto é ele "dúvida ou ambiguidade" nesse caso) dos países ricos que, utilizando-se de uma retórica livre-cambista (livre-comércio), acabam por praticar medidas protecionistas na defesa de seus interesses comerciais."

    É uma questão interpretativa, leu o texto e viu o comando já era +1 pt pra tua aprovação!!!

    Sucesso Guerreiros!!! Rumo a posse que a aprovação já é certa!!!!

  • Dubiedade --> qualidade do que é dúbio.

    Dúbio --> Duvidoso, incerto, ambíguo, vacilante, indeciso, vago, hesitante, difícil de definir ou explicar.

    Fonte: Dicionário Aurélio Digital.

    Aqui não se está falando em Direito e ninguém é obrigado a saber os termos jurídicos.

    Favor facilitar comentários.