SóProvas


ID
4992394
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    “Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembléias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a idéia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 28.

O quadro exposto demonstra que:

Alternativas
Comentários
  • R:A

    As decisões políticas referentes à cidade-estado grega (Atenas) eram tomadas pelos cidadãos.

  •  A história da democracia ateniense pode ser compreendida à luz de uma série de transformações sofridas pela sociedade e economia ateniense. Até os séculos VII e VI, o poder político ateniense era controlado por uma elite aristocrática detentora das terras férteis de Atenas: os eupátridas ou “bem nascidos”.

    Nesse meio tempo, uma nascente poderosa classe de comerciantes, os demiurgos, exigia participação nos processos decisórios da vida política ateniense. Além disso, pequenos comerciantes e proprietários acometidos pela escravidão por dívidas, exigiam a revisão do poder político ateniense. Com isso, os eupátridas viram-se obrigados a reformular as instituições políticas da cidade-Estado.

  • Lembrando gente.

    Beleza que era público, mas era aquele ''PÚBLICO''

    Somente cidadãos Atenienses podiam participar dos debates, criavam soluções e aplicavam elas

    GAB A

    APMBB