-
GABARITO: LETRA C
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
FONTE: https://www.significados.com.br/etica-e-moral/
Ética é teoria ----------------- Moral é prática
Ética é o princípio ------------ Moral é conduta
Ética é permanente ---------- Moral é temporal
Ética é universal -------------- Moral é cultura
Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra
-
que vacilo, confundi com a correta.
-
A banca pede o Gabarito ERRADO, este sendo a letra C
A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser.
O vocábulo moral se originou da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.
A moral é normativa. Ela determina o nosso comportamento por meio de um sistema de prescrição de conduta.
A ética, por outro lado, é a parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem.
-
“As normas morais variam dependendo da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
-
Na moral há o aspecto factual e o normativo.
O factual refere-se aos atos humanos, enquanto o normativo às normas de conduta impostas pela sociedade - não roubes, não mintas, não cobices a mulher do próximo.
Portanto, o item C está errado.
-
“As normas morais variam dependendo da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.
Se obedecemos as regras sociais, agimos de forma moral, por mais que essa moral seja contingencial (ou seja, varia na História), pois estamos agindo conforme o conjunto de regras e valores sociais que determinaram nossos comportamentos.
Por outro lado, se não obedecemos as regras sociais, estaremos agindo de forma imoral, contra o que é esperado pelo sistema de valores da sociedade, seja porque é errado em si, seja porque é ético.
Portanto, a letra C se fundamentou num conceito meramente normativo da Moral, enquanto um sistema de prescrição de conduta.
-
Como assim, as leis permitem que os homens cometam erros?
Ao meu ver, a E tb se encontra errada.
-
❤️
-
A lei permite que cometamos erros,essa é boa!!!