-
Arquitetura de três esquemas
níveis de abstração:
Nível externo --> interface/visões do usuário
Nível conceitual --> descreve as entidades, tipos de dados e relações
Nível interno --> descreve detalhadamente como os dados estão armazenados no BD
-
Modelo em três camadas (engenharia de software):
Camadas
Camada de apresentação
É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.
Camada de negócio
Também chamada de lógica empresarial, regras de negócio ou funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.
Camada de Dados
É composta pelo repositório das informações e as classes que as manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração.
Tem um site muito bom: Macoretti - Definindo um infra-estrutura baseada em camadas - arquitetura para desenvolvimento de software
Fonte: Wikipedia
-
Trata-se de uma questão sobre arquitetura em 3 camadas.
O comando da questão afirma que na arquitetura em 3 camadas, a camada de apresentação define a lógica da interface do usuário.
A afirmação está correta. Comumente em uma arquitetura em 3 camadas temos a camada de persistência, que se preocupa onde e como os dados serão persistidos, a camada de negócio que se preocupa em processar corretamente as regras de negócio da aplicação, e uma camada de apresentação que se preocupa com a interface com o usuário.
Gabarito do Professor: CERTO.