-
Gabarito: Certo
Deduplicação é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia.
Em outras palavras, é uma técnica para otimizar espaço em disco, geralmente utilizado em ambientes corporativos de datacenter. Esta técnica visa economizar espaço em discos em que o dado já escrito é reaproveitado, em vez de ser escrito mais de uma vez.
Pode ser feita de três formas: baseada em arquivo, bloco ou byte.
a) Baseada em arquivo: é feita a partir do hash do arquivo, sendo mais barato computacionalmente, mas é pouco eficiente em ambientes com muitos arquivos.
b) Bloco: possui maior overhead, conseguindo comparar pedaços de dados (blocos), sendo útil em casos de VMs ou arquivos de imagens. Em casos de informações parecidas, há uma boa taxa de desempenho.
c) Byte: é a com maior custo computacional, mas consegue melhor resultado, pois substitui sequências de dados por ponteiros, sendo o mais eficiente.
(CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública) Com base em serviços de armazenamento e tecnologias de backup, julgue os itens subsecutivos.
A deduplicação consiste na realização de backups incrementais, nos quais são copiados somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse tipo de técnica, os arquivos de backups são compactados antes de ser enviados à mídia de armazenamento, o que reduz o espaço necessário para armazenar os dados.
Gabarito: Errado
-
O gabarito da questão é VERDADEIRO.
A deduplicação pode ser feita na origem, onde a otimização (deduplicação) é feita e depois envia-se o resultado para o Servidor de armazenamento, o efeito aqui é economia de banda (menos arquivos transmitidos pela rede). Ou a deduplicação pode ser feita na origem, envia-se todos os arquivos para o servidor e a otimização (deduplicação) ocorre no servidor (destino), ou seja, após o envio dos dados do ambiente de produção para o sistema servidor de becape conforme colocado pela questão.
-
Deduplicação elimina dados repetidos.
-
Assertiva C
A realização de becape com deduplicação de destino caracteriza-se pela realização do processamento e da remoção dos dados redundantes após o envio dos dados do ambiente de produção para o sistema servidor de becape.
-
A desduplicação de dados é uma técnica de becape que gerencia o crescimento explosivo de dados, fornece proteção e elimina dados redundantes do armazenamento, salvando uma única cópia dos dados idênticos e substituindo todas as outras por referência para essa cópia.
Fonte: CESPE
-
Certo
Os dados já inscritos são aproveitados para eventuais copias, assim após realizar a restauração a copia é redistribuída para cada destinatário.
- Ex: Pasta: "Mãe", "Pai" e "Tia Neide" possuem a mesma foto de "João_criança.PNG", quando realizado o Backup e utilizando a tecnologia da desduplicação, as "três fotos" é inscrita apenas uma única vez, já que estruturalmente são idênticas, todavia, quando restaurado o único arquivo é descompactado em três fotos de cada pasta.
-
Deduplicação de destino: elimina a redundância após enviar os dados
Deduplicação de origem: elimina antes
Deduplicação in-line: elimina durante
fonte: dos meus resumos.
-
MINHA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO ADVINDA DO RESUMO:
IN-LINE:Elimina os dados redundantes durante o processo de backup, antes mesmo de serem gravados. O processo in-line GERALMENTE É MAIS DEMORADO visto que os dados serão armazenados somente após a sua deduplicação.
PÓS-PROCESSAMENTO:O backup completo é realizado normalmente e a análise e remoção das redundâncias nos dados são efetuadas em UM PROCESSO POSTERIOR SEPARADAMENTE do backup. ISSO GARANTE UM BACKUP MAIS RÁPIDO, PORÉM NECESSITA DE MAIS ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO.
DE ORIGEM:Remove os dados redundantes em ambiente de produção, ANTES MESMO DE SEREM ENVIADOS para o servidor de backup. Comparando os novos dados com os dados já armazenados e caso o servidor/appliance já tenha uma cópia previamente armazenada desses dados, eles não serão enviados pela rede, diminuindo o tráfego da rede e melhorando o desempenho no armazenamento. A DESVANTAGEM É QUE ELA UTILIZA O PODER DE PROCESSAMENTO DO PRÓPRIO SERVIDOR DE PRODUÇÃO.
**DE DESTINO: ENVIA PELA REDE E FAZ O PROCESSO DE REMOÇÃO APÓS, DIRETO NO APPLIANCE OU SERVIDOR DE BACKUP. Causa muito menos impacto no processamento do ambiente de produção, porém UTILIZA MUITO A LARGURA DE BANDA, visto que todos os dados são enviados para backup sem nenhuma compressão ou deduplicação. (QUESTÃO CORRETA)
-
Técnica de deduplicação serve para reduzir o volume dos dados (economia de dados)
-
GAB: CERTO
Deduplicação = Remover dados duplicados
Deduplicação de origem: elimina redundância antes de enviar os dados
Deduplicação in-line: elimina redundância durante o envio dos dados
Deduplicação de destino: elimina a redundância após enviar os dados ==> COBRADO NA QUESTÃO
Deduplicação pós-processamento: faz backup de tudo primeiro e depois remove as redundâncias
Fonte: Pode confiar
-
Algumas questões a respeito do assunto que já foram cobradas pelo CEBRASPE:
Q875613 (Abin/2018)A deduplicação tem como objetivo remover duplicidade no becape dos dados, podendo ser executada na origem, no próprio ambiente de produção, ou no destino, o servidor de becape. CERTA
Q911372 (EMAP/2018) A utilização da técnica de desduplicação na origem para a replicação de volumes entre equipamentos especializados de armazenamento de dados gera uma grande economia no consumo de dados que transitem em rede. CERTA
Q911341 (EMAP/2018) Em um processo de becape, a desduplicação in-line é iniciada logo após os dados terem sido gravados, praticamente sem tempo de latência. ERRADA
Q883799 (STJ/2018) Na desduplicação pós-processamento, primeiramente os dados são enviados para o servidor de becape para, depois, serem eliminadas as redundâncias. CERTA
Q435370 (ANATEL/2014) A técnica de desduplicação de dados na origem, ou seja, quando o becape está sendo realizado, é mais indicada para grandes volumes de dados. ERRADA
Q394139 (TCDF/2014) A deduplicação consiste na realização de backups incrementais, nos quais são copiados somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse tipo de técnica, os arquivos de backups são compactados antes de ser enviados à mídia de armazenamento, o que reduz o espaço necessário para armazenar os dados.ERRADA
Q351681 (BACEN/2013) A desduplicação de dados é uma técnica de becape que gerencia o crescimento explosivo de dados, fornece proteção e elimina dados redundantes do armazenamento, salvando uma única cópia dos dados idênticos e substituindo todas as outras por referência para essa cópia. CERTA
Q315798 (SERPRO/2013) A deduplicação de dados é uma técnica que busca garantir o armazenamento de dados duplicados. ERRADA
Q279118 (ANAC/2012) Pela técnica de deduplicação, procura-se basicamente por dados idênticos, eliminando-se as redundâncias e armazenando-se apenas uma única instância do dado. De acordo com essa técnica, os dados redundantes são substituídos por referências para o dado único e, caso seja necessário recuperar a informação, todas as referências ao dado são reconstituídas nas informações originais. Entretanto, a técnica de deduplicação não pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas, a exemplo da de compressão de dados. ERRADA
-
GAB: C
Deduplicaçao: é uma especie de conceito de compactaçao de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados(duplicados)
in-line: elimina dados redundantes antes de ser gravados.
pos-processamento: elimina apos serem gravados.
de origem: elimina antes de serem enviados p/ servidor de backup.
de destino: elimina apos o envio.
-
Qual a diferença entre deduplicação de destino x deduplicação pós-processamento?
-
Estudem, a jornada é longa e árdua.
-
Deduplicação de destino: elimina a redundância após enviar os dados
Deduplicação de origem: elimina antes
Deduplicação in-line: elimina durante
A realização de becape com deduplicação de destino caracteriza-se pela realização do processamento e da remoção dos dados redundantes após o envio dos dados do ambiente de produção para o sistema servidor de becape.
-
Eu nunca vi esse assunto em nenhum material de estudos.
-
Em , a deduplicação ou desduplicação de dados é uma técnica para eliminar cópias duplicadas de dados repetidos. Um termo relacionado e um tanto sinônimo é o . Essa técnica é usada para melhorar a utilização do armazenamento e também pode ser aplicada a transferências de dados de rede para reduzir o número de bytes que devem ser enviados.
-
GAB. CERTO
Deduplicação é uma técnica para eliminar cópias duplicadas de dados, após o envio dos dados do ambiente de produção para o sistema servidor de becape.
-
@KITANINHA MARCOU ACIMA A QUESTAO COMO CERTA POREM ESTÁ ERRADA!!!
CUIDADO, AMIGOS CONCURSEIROS!!!!!
"Q911341 (EMAP/2018) Em um processo de becape, a desduplicação in-line é iniciada logo após os dados terem sido gravados, praticamente sem tempo de latência. CERTA"
ESSA QUESTAO ESTÁ ERRADA!
-
Trata-se de uma questão sobre deduplicação.
O comando da questão afirma que a realização do backup com deduplicação caracteriza-se pela remoção dos dados redundantes após o envio dos dados ao servidor de becape.
Pessoal, é isso mesmo. Deduplicação é uma técnica que pode ser usada em um backup, ou independente da realização de backup, ela é semelhante a compactação de dados por permitir diminuir o volume dos dados armazenados, porém realiza isso de forma diferente da compactação, a deduplicação se baseia na eliminação de cópia de dados armazenados. Exemplo, ao realizar a deduplicação de uma caixa de e-mail, a deduplicação poderia pegar um arquivo que foi enviado em diversos e-mails e armazená-lo uma vez só, reduzindo assim o volume.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Deduplicação (ou desduplicação) é uma espécie de conceito de compactação de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados. O trabalho consiste em eliminar cópias de dados armazenados, ao invés de utilizar técnicas como a compactação em arquivos RAR ou ZIP.
-
Deduplicação é uma técnica que pode ser usada em um backup, ou independente da realização de backup, ela é semelhante a compactação de dados por permitir diminuir o volume dos dados armazenados, porém realiza isso de forma diferente da compactação, a deduplicação se baseia na eliminação de cópia de dados armazenados. Exemplo, ao realizar a deduplicação de uma caixa de e-mail, a deduplicação poderia pegar um arquivo que foi enviado em diversos e-mails e armazená-lo uma vez só, reduzindo assim o volume.