GABARITO -A
Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.
Algumas classificações >
Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos)
São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.
Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos)
São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.
Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.
Fatos contábeis mistos (ou compostos).
São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.
Gabarito aos não assinantes: Letra A.
Adicionando aos que os colegas já bem pontuaram.
Talvez o fato de enunciado falar que atos administrativos são contabilizados tenha gerado alguma dúvida. Porém, isso é possível. Explico.
Em regra, atos administrativos não devem ser registrados na contabilidade. Contudo, caso determinado se torne relevante, de modo a influenciar futuramente o PL da entidade, ele deve ser divulgados em notas explicativas: ou seja, passam a fazer parte da contabilidade da entidade.
__
Bons estudos!