SóProvas


ID
5062873
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Erupções de água: como os gêiseres se formam?

    Um gêiser é uma fonte termal que ________ água periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo. O nome gêiser é derivado de Geysir, o nome de uma fonte localizada na Islândia. Em islandês, geysir significa jorrar.
    O gêiser surge quando a água da superfície (chuva ou neve derretida) penetra no subsolo e entra em contato com rochas vulcânicas muito quentes. Aí, a água vai aquecendo aos poucos. Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor. No estado gasoso, a água ocupa um volume até 1.500 vezes maior – por isso, tende a escapar para fora dos reservatórios. Depois, a pressão alivia e o sistema subterrâneo volta a encher de água, que vaporiza e ganha força para uma nova erupção!
    As erupções da maioria dos gêiseres ocorrem com espaçamentos irregulares. As pausas podem durar minutos e até anos. O período de duração da erupção também é diferente: pode variar de segundos a horas. A altura da coluna ________ entre um metro e 100 metros, e a quantidade de água que é jorrada varia de poucos litros até dezenas de milhares de litros. Tudo isso depende da temperatura, da quantidade e da velocidade das correntes de água subterrânea e do tamanho do gêiser.
    O surgimento do gêiser depende de vários fatores naturais, como quantidade, temperatura, distribuição e movimento das águas infiltradas e das rochas que abrigam a água. Assim, o regime periódico de um gêiser só se mantém se as erupções não destruírem as condições para que as próximas ocorram. Poucos lugares reúnem as características necessárias.
    Em todo o planeta, existem menos de mil gêiseres. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (Estados Unidos), abriga mais de 300 deles. A maioria dos gêiseres conhecidos está localizada na Nova Zelândia, Islândia, Japão, Chile, Rússia e Estados Unidos. Também há gêiseres no Peru, Açores, Quênia, Bolívia e México.

https://recreio.uol.com.br/natureza/... - adaptado

Em “Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor.”, a oração sublinhada expressa ideia de:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Quando atinge 100 graus Celsius(...)

    Tempo =Quando

    "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem para persegui-los "– Walt Disney

  • GABARITO: B

     “Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor.”

    → Quando isso acontece, ocorre isto. Perceba que "Quando" pode ser substituído por "depois que" → "Depois que atinge 100 graus Celsius (...)", dando a ideia de tempo, pois é uma conjunção subordinativa temporal, que introduz oração subordinada temporal.

    .

    Algumas conjunções que exprimem tempo, segundo Pestana: Quando, enquanto, mal, apenas, depois que, antes que... (atenção às sublinhadas)

    "Quando entrei na sala, todos me olharam" / "Antes, as mulheres ficavam em casa, enquanto os homens ficavam na rua." / "Mal entrei na sala, começaram os aplausos" / "Ela me reconheceu apenas apertei sua mão" / "Depois que a sala de cinema ficou lotada, ninguém quis sair de lá" / "Antes que o mundo acabe, quero marcar meu nome na história"

    .

    Espero que tenha entendido.

    Erros ou dúvidas? Comunique-me.

    Fonte: Gramática do Pestana, 4ª Edição. Página 486.

    Bons estudos! :)

  • gaba B

    Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água"

    Não é uma conjunção condicional, pois não se trata de uma possibilidade, se vai ou não acontecer, mas QUANDO vai acontecer.. quando atingir 100 graus Celsius.. é uma questão de TEMPO.

    pertencelemos!

  • Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor.”

    → Temos uma conjunção subordinada adverbial temporal que está introduzindo uma oração subordinada adverbial temporal anteposta à oração principal.

    GABARITO. B

  • A questão é sobre orações subordinadas adverbiais e quer saber o valor semântico da oração destacada em Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor.”. Vejamos:

     . 

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     . 

    A) Finalidade

    Errado.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     . 

    B) Tempo

    Certo.

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.

     . 

    C) Causa

    Errado.

    Oração subordinada adverbial causal: exprime ideia de causa do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções porque, porquanto, uma vez que, visto que, já que, como...

    Ex.: Já que você estudou muito, suas chances de passar são enormes.

     . 

    D) Concessão

    Errado.

    Oração subordinada adverbial concessiva: exprime ideia contrária ao fato expresso na oração principal. A concessão está diretamente ligada à ideia de contraste, de quebra de expectativa. É introduzida pelas conjunções embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, apesar de que, malgrado...

    Ex.: Embora discordasse, aceitei as condições impostas pela direção.

     . 

    E) Proporção

    Errado.

    Oração subordinada adverbial proporcional: exprime ideia de proporção ou fato simultâneo ao expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos), tanto mais (ou menos)...

    Ex.: Quanto mais se estuda, mais se aprende.

     . 

    Gabarito: Letra B

  • Não fiquem decorando conjunções. Uma mesma conjunção pode ter várias classificações diferentes a depender da semântica da oração na qual ela está inserida. Melhor é procurar entender qual tipo de relação semântica a oração na qual a conjunção está inserida estabelece com a oração principal à qual está ligada.

    "Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta ..."

    A relação estabelecida é a de tempo. Observe que podemos facilmente substituir o "quando" por outro termo ou locução de valor temporal sem que haja prejuízo semântico na oração:

    "Logo que atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta ..."

    "No momento em que atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta ..."

    Gabarito: B

  • Conjunção de tempo, pode ser substituida por "Logo que" , "Assim que" e "Depois que".