SóProvas


ID
5066803
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 2015 o governo brasileiro participou da Convenção de Paris, que reuniu diversas nações em prol da busca de soluções para potencializar o desenvolvimento sustentável, concordando em buscar cumprir o acordo de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). Fazem parte deste acordo:


I. Aumentar a participação de fontes renováveis e não hidráulicas, como a eólica e solar;

II. Aumentar a participação da bioenergia sustentável, biocombustíveis e biomassa, juntamente com a busca de aumentar a eficiência energética no setor elétrico.

III. Diminuir a produção de etanol em favor da queda do desmatamento, convertendo 20% desta área em ambientes de reflorestamento.

IV. Promover tecnologia limpa e eficiência energética nos setores industrial e de transporte.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • O mais recente acordo internacional acerca de preservação do meio ambiente é o Acordo de Paris, assinado por 195 países em 2015. Foi concluído quando da COP 21 - 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. 

    Os países participantes se comprometeram em reduzir emissões de gases de efeito estufa. Isso se resume em manter a temperatura média da Terra abaixo de 2 °C, acima dos níveis pré-industriais. Houve também o compromisso de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura até 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. Para que seja possível cumprir as metas propostas, os países desenvolvidos também se comprometeram a conceder benefícios financeiros aos países mais pobres. Mas, para que comece a vigorar, o Acordo de Paris precisa da ratificação de pelo menos 55 países responsáveis por 55% das emissões de gases de efeito estufa. 

    O Brasil depositou sua ratificação e metas em setembro de 2016. No documento encaminhado à ONU, as metas brasileiras apresentadas são: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025 e, em sucessão, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. . Para a obtenção dos dados necessários ao conhecimento do tema há um quantitativo razoável de informações confiáveis em formato digital fornecidos pelas agências da ONU e por organizações como a WWF – Brasil ( World Wildlife Fund – Brasil). 

    A questão apresenta afirmativas acerca do Acordo de Paris e pede-se que sejam apontadas as corretas
    I- A proposta de utilização de energia eólica e solar é importante para que não se atrapalhe o regime dos rios , o que interfere no equilíbrio de precipitações que, por sua vez pode interferir no clima. 
    II- A utilização de fontes de energia não derivadas de combustíveis fósseis é importante para a diminuição do efeito estufa.
    III- O etanol é um combustível bem menos poluente que a gasolina e, além disso, não é produzido a partir da destruição de florestas. Ele é produzido a partir da cana. Há, porém, que controlar as fazendas canavieiras para evitar a derrubada de florestas.
    IV- A afirmativa não está correta - A produção de tecnologia limpa para as indústrias é o ponto chave para que sejam atingidas as propostas do Acordo de Paris. Alternativas: 

    A) INCORRETA- Falta apontar a afirmativa IV que também está correta 

    B) INCORRETA- A IV está correta mas a III não. E faltam a I e II que também estão corretas 

    C) CORRETA- As afirmativas corretas são, sim, a I a II e a 

    IV D) INCORRETA- A afirmativa 3 está incorreta 

    Gabarito do Professor: Letra C.