SóProvas


ID
5073892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As respostas imunológicas podem ser empregadas para a detecção ou identificação de um antígeno específico, com vistas a um diagnóstico ou a avaliações epidemiológicas sobre a exposição de populações animais àquele antígeno. A respeito do emprego da sorologia para o diagnóstico de infecções, julgue os itens a seguir.

I Os testes mais sensíveis e específicos são chamados de testes de ligação primária: detectam diretamente o antígeno ou anticorpo de interesse, como faz, por exemplo, o ensaio de imunoadsorção ligado à enzima (ELISA).
II Testes de ligação secundária, como os de precipitação e de aglutinação, embora sejam mais facilmente realizáveis, são menos sensíveis que os testes de ligação primária.
III Testes sorológicos podem produzir resultados falsos positivos (devido à sua especificidade) e falsos negativos (devido à sua sensibilidade).

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Resumo sobre os Imunodiagnósticos:

    "A pesquisa laboratorial da resposta imune pode ser empregada para a verificação da resposta humoral e da resposta celular. A pesquisa da resposta humoral pode ser realizada de duas maneiras. Uma dessas maneiras refere-se ao emprego de anticorpos específicos para identificar um antígeno X ou outras substâncias que desempenhas tal função. Uma outra maneira é a detecção de anticorpos específicos na amostra a ser testada, passível de determinar se um indivíduo foi exposto a um organismo específico".

    Assim os testes sorológicos realizam a detecção dos anticorpos (Ac) ou antígenos (Ag)/ ou qualquer molécula que se comporte como tal. Podem ser divididos quanto a sua especificidade e sensibilidade:

    • Primários: detectam a interação direta entre Ag-Ac. São testes de alta sensibilidade, garante sempre uma boa detecção de positivos e de alta especificidade.

    Ex: Radioimnoensaio, Imunofluorescência, ELISA

    No ELISA pode ser direto (detecção de antígeno presente na amostra analisada) x indireto (detecção de anticorpo presente na amostra)

    • Secundários: detectam consequências da interação entre antígeno e anticorpo => mudanças no estado físico do antígeno. Ex: Imunodifusão, Aglutinação, Precipitação, Fixação de Complemento

    Obs: Quanto maior ESPECIFIDADE de um teste => mais eu confio no resultado negativo, logo reduz o número de FALSO-POSITIVOS => preferível em teste confirmatórios

    Obs: Quanto maior SENSIBILIDADE de um teste => mais eu confio no resultado positivo, logo reduz o número de FALSO-NEGATIVOS => preferível em teste de triagem

    FONTE COMPLEMENTAR:Interação Ag-AC Testes sorológicos primário e secundário -> https://www.fcav.unesp.br