SóProvas


ID
5075959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto à sinalização vertical de advertência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • => SINALIZAÇÃO VERTICAL

    É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, através de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.

    A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos:

    – Sinalização de Regulamentação;

    – Sinalização de Advertência;

    – Sinalização de Indicação.

    1.2. SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA

    Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

    1.2.1. Formas e Cores

    A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.

    Constituem exceções:

    Quanto à cor:

    - O sinal A-24 – Obras, que possui fundo e orla externa na cor laranja;

    - O sinal A-14 – Semáforo à Frente, que possui símbolo nas cores preta, vermelha, amarela e verde;

    - Todos os sinais que, quando utilizados na sinalização de obras, possuem fundo na cor laranja.

    Quanto à forma:

    A-26a – Sentido Único,

    A-26b – Sentido Duplo e

    A-41 – Cruz de Santo André.

    1.2.4. Sinalização Especial de Advertência

    - Estes sinais são empregados nas situações em que não é possível a utilização dos sinais apresentados no item 1.2.3.

    - O formato adotado é retangular, de tamanho variável em função das informações nelas contidas, e suas cores são amarela e preta.

    - Na sinalização de obras, o fundo e a orla externa devem ser na cor laranja.

    1.2.5. Informações Complementares

    Havendo necessidade de fornecer informações complementares aos sinais de advertência, estas devem ser inscritas em placa adicional ou incorporada à placa principal formando um só conjunto, na forma retangular, admitida a exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista. As cores da placa adicional devem ser as mesmas dos sinais de advertência.

  • Gab. C

    A sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

  • A sinalização VERTICAL DE ADVERTÊNCIA deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Assertiva C

    Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Desobediência a sinalização o que gera: Regulamentação: multa. Advertência: morte. Indicação: fica perdido.
  • A) Essa sinalização tem por finalidade a indicação apenas de condições potencialmente perigosas de natureza permanente. Transmite mensagens de caráter permanente e eventualmente variáveis.

    B) Geralmente, essa sinalização não exige a redução de velocidade dos veículos. Tem a placa A-15 parada obrigatória, que apesar de não ser imperativa, pressupõem-se a diminuição da velocidade.

    C) Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só. CERTO. Alerta para condições potencialmente perigosas.

    D) Essa sinalização é de uso exclusivo em vias urbanas, uma vez que não existe necessidade real de seu emprego em vias rurais. Utilizada tanto áreas urbanas como em áreas rurais. Ex: placa A-36 Animais Silvestres

    E) As formas e cores dessa sinalização podem ser alteradas por força de portaria da autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via. Padronizada em forma quadrada, diagonal na vertical, fundo amarelo, borda preta e caractere preto. Art 12 Compete ao Contran: XI - aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito;

  • sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais. por exemplo; curva perigosa

  • A Sinalização Vertical subdivide-se em sinalização de Regulamentação, de Advertência e de Indicação. Cada tipo de sinalização vertical possui um conjunto de sinalizações, que são as placas que vemos nas vias.

    A sinalização de REGULAMENTAÇÃO tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.
     
    A sinalização de ADVERTÊNCIA  tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.
     
    Por fim, a sinalização de INDICAÇÃO tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo.
     
    Pois bem, vamos à análise das alternativas.
     
    A. INCORRETA. As condições potencialmente perigosas indicadas pela sinalização de advertência podem ser de natureza permanente, temporária e transitória.
    B. INCORRETA. A sinalização de advertência tem por objetivo alertar. Caberá a sinalização de regulamentação proibir, restringir e obrigar
     
    C. CORRETA. Observe que a finalidade da sinalização é alertar  os usuários da via para condições POTENCIALMENTE perigosas.
     
    D. INCORRETA. As sinalizações de advertência, regulamentação e indicação são usadas em vias urbanas e rurais sem qualquer distinção.
     
    E. INCORRETA. É competência exclusiva do CONTRAN aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito, inclusive em caráter experimental
     
    Gabarito da questão - Alternativa C

  • CTB. Art. 12 Compete ao CONTRAN:

    XI - aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito;

  • Gabarito: Letra C

    Sinalização Vertical --- Regulamentação, Advertência e Indicação.

    Regulamentação --- Regra.

    Advertência --- Aviso / recomendação.

    Indicação --- Situar o usuário.

  • Mesmo que o risco SE EVIDENCIE por si só, né? Acho que houve erro no texto da sentença!! Se NÃO se evidencia por si só, é claro que vai precisar de placa!