SóProvas


ID
5078836
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O positivismo é um conjunto de ideia sistematizado pelo francês Auguste Conte (1798-1857). No Brasil, o major Benjamin Constant foi um grande divulgador dessas ideias entre os jovens oficiais. Julgue:
I. O positivismo é uma teoria que manifesta uma crença radical na ciência e na razão.
II. Segundo o positivismo, a história das sociedades humanas é regida por leis imutáveis, científicas ou positivas, sendo a evolução a principal delas. A descoberta dessas leis, por meio de métodos científicos, possibilitaria a compreensão e a solução dos problemas sociais.
III. Os positivistas eram a favor da escravidão e também a favor da República.
IV. No Brasil, os positivistas defendiam a ideia de que o progresso depende da ordem, daí o lema positivista inscrito na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”.

São corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Auguste Comte foi o primeiro a ressaltar a necessidade de uma ciência que estudasse a sociedade e ficou conhecido como o pai da sociologia após sistematizar o positivismo. O Positivismo é uma doutrina filosófica do século XIX fundada por ele, na França, e defende que a humanidade está em progresso contínuo, com base na Razão e na ciência. Auguste Comte apostava no progresso moral e científico da sociedade por meio da ordem social e do desenvolvimento das ciências. No Brasil, o positivismo influenciou os militares. 
    O militar Benjamim Constant era professor do colégio Pedro II e positivista, e apoiou movimento republicano. Foi o presidente da Sessão do Clube Militar que decidiu a queda da Monarquia. O positivismo influenciou fortemente os militares e políticos ligados ao marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 depôs o imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, implantando uma tentativa de se fazer uma política baseada no positivismo, com o cultivo e a imposição da ordem social para se chegar ao progresso.

    Entre as afirmativas há afirmativas falsas e verdadeiras acerca do positivismo. Para reconhecer as incorreções é necessário estudo específico de Sociologia. Há bibliografia de Ensino Médio disponível e de fácil acesso.

    I. CORRETA – Segundo o positivismo, o estado positivo seria o mais evoluído da humanidade, no qual o ser humano procuraria todas as respostas para as suas dúvidas na natureza utilizando a ciência e a razão. 
    II. CORRETA – De acordo com o ideário positivista, o estágio mais desenvolvido do ser humano seria quando ele utilizasse a ciência para resolver as suas dúvidas sobre a natureza. As explicações mitológicas não cabem, pois a Física, a Biologia e a Sociologia são capazes de compreender através do método científico as leis da natureza que não se modificam. 
    III. INCORRETA – Os positivistas eram a favor da República e da abolição da escravatura. A primeira condição para Ingressar na Igreja Positivista do Brasil era não possuir escravos.
    IV. CORRETA - Os positivistas acreditavam que primeiramente o ser humano deve ter o amor a principio, a ordem é a base da vida em sociedade para que haja o progresso por fim. Em razão disso, a bandeira brasileira tem em seu lema escrito “Ordem e Progresso". 
    A) INCORRETA- A afirmativa III é falsa pois os positivistas não eram a favor da escravidão.
    B) CORRETA- As afirmativas corretas são as de número I, II e IV 
    C) INCORRETA-- A afirmativa III é falsa pois os positivistas não eram a favor da escravidão. 
    D) INCORRETA – Nem todas as afirmativas estão corretas. A afirmativa III é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra B.