SóProvas


ID
5082247
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante a década de 1970 a cidade de São Paulo – SP assumiu a posição de principal polo de atração populacional do Brasil. O crescimento descontrolado de São Paulo – SP fez com que nos últimos 30 anos, 40 municípios que envolvem a capital paulista se unissem fisicamente, formando uma mancha demográfica chamada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (B) Conurbação

    ➥ É a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

    ➥ Em outras palavras, é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.

    • Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território.
    • Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.

    [...]

    Questões Cespianas:

    ↳ No Brasil, o intenso crescimento da urbanização e do dinamismo econômico tem provocado a expansão e a união de sítios urbanos, ocasionando o processo denominado de conurbação. CERTO ☑

    ↳ Uma das dimensões do processo de reprodução do espaço urbano resulta na formação de grandes manchas urbanas que atravessam fronteiras municipais, fenômeno denominado conurbação. CERTO ☑

    R: Muitos autores interpretam o conceito de conurbação como atrelado à junção de cidades em expansão, ou seja, a articulação se dá a partir da expansão de cidades por meio de suas forças internas.

    [...]

    ____________

    Fontes: Brasil Escola; Colegas e Questões do QC.

  • Conurbação é quando duas cidades crescem rápido e acabam se "juntando", ao ponto de não conseguirmos identificar onde começa uma e termina outra.

    Metropolização é um fenômeno urbano que ocorre quando uma cidade se desenvolve muito, exercendo influências nas cidades vizinhas. é responsável por gerar dependência econômica, política e social em outras regiões.

  • GAB: B

    favelização é um fenômeno urbano diretamente relacionado à industrialização e possui raízes históricas. É o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local.

    metropolização é o fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas. Ocorre quando uma cidade possui um elevado crescimento urbano, a ponto de integrar outras cidades e estabelecer em torno de si uma centralidade econômica, atraindo pessoas, capitais e investimentos.

    Superpopulação ou Superpovoamento é quando determinada espécie desenvolve-se com altos índices de natalidade, determinando a alta densidade demográfica em determinado local. 

    Bons estudos

  • A união das malhas urbanas.

  • Nem todo processo de conurbação gerará, necessariamente, um processo de metropolização.

  • Quem sofre com esse processo de Conurbação é a população que vive nos limites das cidades, pois não sabem a quem recorrer na hora de exigir soluções para seus problemas. Uma prefeitura joga o problema para outra e vice versa.

  • Letra B - Conurbação: é a união de cidades.

    - É a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

    - Em outras palavras, é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.

     *Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território.

     *Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.

    C) Metropolização: é o elevado crescimento urbano a ponto de integrar outras cidades e concentrar: 

     *pessoas.

     *serviços.

     *capitais.

     *investimentos.

     *transporte.

     *infraestrutura.