-
Gabarito: D
super-homem > derivação prefixal > prefixo+radical > super + homem = super-homem
beliscar > derivação sufixal ... eu sinceramente não entendi essa.
submarino > derivação parassintética > prefixo(sub) e sufixo(ino) acrescidos simultaneamente ao radical = submarino
vaivém > composição por justaposição > radical+radical(não há perda de elementos mórficos) = vaivém
embora > composição por aglutinação >radical+radical(há perda de elementos) > em+boa+hora = embora
-
Em relação ao primeiro item:
"super" é considerado prefixo.
Na composição - Dois RADICAIS se unem sem alterações: passatempo, girassol, guarda- -comida,
Bons estudos!
-
Submarino
Prefixo Sub ok, contudo existe a palavra marino, é a conjugação do verbo Marinar na primeira pessoa do singular: eu marino. Há aqui uma alteração na classe de palavra de substantivo para verbo, todavia a palavra ainda existe...
Não deveria ser um processo de derivação Regressiva ou impropria essa??????
-
Super-homem = Prefixo super + palavra homem, separa por hífen pois homem começa com H. Derivação prefixal. Para ser justaposição a palavra super não poderia ser um afixo e sim um radical.
Beliscar= Radical Belisc + sufixo ar (Beliscão, belisco, beliscadura, podemos perceber que o radical é Belisc). Derivação sufixal. ***Não confundir com a estrutura do verbo que se refere à conjugações e não a formação da palavra>>>> Beliscar; Belisc (radical) + a (vogal temática) + r (desinência de forma nominal infinitiva)
Submarino= Prefixo sub+ radical mar+ sufixo ino, como, embora exista a palavra marino, ela muda o sentido de submarino, não se encaixa num caso de derivação prefixal, derivação prefixal e sufixal e nem de derivação imprópria, pois só é possível existir essa palavra quando o conjunto de afixos é posto junto. Dessa forma, a resposta correta é Derivação parassintética.
Obs: Outro exemplo pra ficar melhor: Enriquecer > En + rico + ecer ( qu como adequação sonora ao co), a palavra Enrico existe como nome próprio, mas Enrico em nada tem ligação com a semântica da palavra enriquecer, portanto, mesmo existindo, a etimologia de enriquecer continua sendo derivação parassintética, já que se torna obrigatório o uso dos dois afixos ao mesmo tempo, diferente da palavra deslealdade ( des+ leal+ dade) que os afixos podem ser retirados sem que haja uma fuga à temática do radical.
Derivação prefixal e sufixal:
Desleal = negação de leal.
Lealdade = característica de leal.
Deslealdade = ausência da característica de leal.
Derivação parassintética:
Submar = não existe análogo na língua portuguesa
Marino = Flexão do verbo marinar/ adjetivo relativo ao mar.
Submarino = qualidade de quem está debaixo do mar/navio de guerra totalmente fechado, capaz de submergir e operar sob a água.
Deu pra perceber como a palavra submarino só se mantém com seu significado se o uso dos afixos vier, obrigatoriamente, junto? ^^
Vaivém = radical vai+ radical vem. Acentua por ser oxítona terminada em "em", com mais de duas sílabas. Composição por justaposição.
Embora = em+ boa + hora, os radicais perderam parte de sua estrutura por questões de sonoridade, dando origem a palavra embora, portanto, composição por aglutinação.
-
No meu entendimento, 'beliscar' é derivação regressiva, pois há uma mudança de substantivo para verbo: belisco -> beliscar
-
Em relação ao vocábulo BELISCAR e a derivação sufixal, encontramos na gramática o sufixo AR como sendo um sufixo formador de novos verbos, como deletar, postar, printar, estressar, etc. Acredito que ele se encaixe nessa regra.
-
Só acertei porque sabia que o embora e aglutinação
-
Pessoal, em alguns questões como essa é importante você destacar o que você e eliminando as alternativas que não coincidem com a possível resposta, por exemplo nessa questão se você lembrasse apenas que embora é a junção(aglutinação) de EM + BOA + HORA, já seria o suficiente para responder a questão.
Bons estudos!
-
( ) super-homem 1. prefixação ("super" é considerado prefixo)
( ) beliscar 2. sufixação ( Radical Belisc + sufixo ar)
( ) submarino 5. parassíntese (não se encaixa num caso de derivação prefixal, derivação prefixal e sufixal e nem de derivação imprópria, pois só é possível existir essa palavra quando o conjunto de afixos é posto junto)
( ) vaivém 4. justaposição (Dois radicais se unem sem alterações)
( ) embora 3. aglutinação (em+ boa + hora, os radicais perderam parte de sua estrutura)