SóProvas


ID
5125624
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A microeconomia oferece às empresas um conhecimento útil para elas poderem organizar eficientemente a produção. Sobre esse tema, e considerando-se a produção que combina quantidades fixas de capital com quantidades variáveis de mão de obra, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui uma questão sobre teoria da produção na microeconomia e é importante notar no enunciado que se refere ao curto prazo, já que um dos fatores (capital) é fixo.

    Vamos analisar as alternativas, lembrando que precisamos assinalar a INCORRETA:

    A) CORRETA. Produto marginal é o acréscimo no produto decorrente de uma unidade adicional do fator trabalho. Se ele é positivo, a produção está crescendo, ela atingirá seu máximo quando o produto marginal for zero e cairá quando for negativo.

    B) CORRETA: Essa proposição está totalmente explicada no início do item A.

    C) CORRETA: Exatamente, se o produto adicional (marginal) é maior do que o médio, este cresce. Quando os dois se igualam, o produto médio atinge seu valor máximo e, a partir daí, quando o produto marginal é menor do que o médio, este passará a cair.

    D) INCORRETA: Não existe essa relação. Como demonstrado no item C, o produto médio atinge seu valor máximo quando ele se iguala ao produto marginal. Quando o produto marginal atinge seu valor máximo, o produto total deixa de crescer a taxas crescentes e passa a crescer a taxas decrescentes.

    E) CORRETA: Isso já foi dito no item A. É fácil perceber que se o produto marginal é positivo, ele continuará aumentando a produção, se é negativo passará a reduzir a produção a cada nova rodada de produto marginal.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO; D

    Não existe essa relação. Como demonstrado no item C, o produto médio atinge seu valor máximo quando ele se iguala ao produto marginal. Quando o produto marginal atinge seu valor máximo, o produto total deixa de crescer a taxas crescentes e passa a crescer a taxas decrescentes.