SóProvas


ID
5125627
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As empresas que operam em mercados perfeitamente competitivos e empresas que operam em mercados sob concorrência monopolística podem enfrentar condições iguais ou diferentes quanto à condição de entrada, forma de demanda, entre outros aspectos. Analise os itens abaixo, relacionando a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Característica apenas do mercado perfeitamente competitivo.

2. Característica apenas do mercado sob concorrência monopolística.

3. Característica de ambos os mercados (concorrência perfeita e concorrência monopolística).


Coluna 2

( ) Existem muitas empresas.

( ) A entrada de novas empresas não é limitada.

( ) Os produtos são diferenciados.

( ) A maximização do lucro ocorre em um nível de produção no qual o custo marginal é igual ao preço.

( ) A curva de demanda tem inclinação descendente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Uma característica importante no mercado sob concorrência monopolística é que os produtos são diferenciados.

    abs

    Boa sorte!

  • A curva de demanda decrescente e produtos não homogêneos (diferenciados) são características da concorrência monopolística (pode aparecer como concorrência imperfeita também).

    Na concorrência perfeita a curva de demanda é horizontal, aí já poderíamos descartar a curva decrescente no último parêntese.

    Gabarito D

  • Questão sobre estruturas de mercado e suas características, com foco na concorrência perfeita e na concorrência monopolística.

    Vamos analisar os parênteses em branco na ordem em que aparecem:

    (3) - Essa é uma característica clássica da concorrência perfeita, mas também é da concorrência monopolística. Essas estruturas de mercado divergem do oligopólio e do monopólio por possuírem grande quantidade de competidores.

    (3) - O item anterior é, praticamente, uma decorrência dessa característica. Por não possuir barreiras à entrada, há a possibilidade de existirem muitas empresas já que oportunidades de lucros extraordinários atraem novos competidores.

    (2) - Essa é a principal característica definidora da concorrência monopolística: os produtos são diferenciados e a concorrência se estabelece, exatamente, nas diferenciações dos produtos combinadas com seus respectivos preços. Lembrem-se, na concorrência perfeita, os produtos são homogêneos.

    (1) - Na verdade, a maximização do lucro sempre ocorre na igualdade entre receita marginal e custo marginal independente da estrutura de mercado. Acontece que, na concorrência perfeita, receita marginal é igual ao preço pois a curva de demanda da firma é horizontal e, portanto, a maximização do lucro ocorre quando custo marginal igual ao preço.

    (2) - A curva de demanda da firma na concorrência perfeita, como dito no item anterior, é horizontal. Logo, uma curva de demanda descendente só pode se referir à concorrência monopolística.

    Portanto, temos 3 - 3 - 2 - 1 - 2.


    Gabarito do Professor: Letra D.