Eu chutei, pensei na hora na divisão entre os CFCs, HFCs e os refrigerantes como butano, amônia. Mas nesse caso, pelo que encontrei teriam mais que duas classes:
Os refrigerantes mais utilizados na indústria podem ser classificados nos seguintes grupos:
• Hidrocarbonetos halogenados
• Hidrocarbonetos puros
• Compostos inorgânicos
• Misturas azeotrópicas
• Misturas não azeotrópicas
(fonte: https://docs.ufpr.br/~rudmar/refri/material/15_REFRIGERANTES.pdf)
Em outra fonte encontrei outra classificação, em relação à inflamabilidade, nunca tinha visto isso sobre fluidos refrigerantes mas acredito que seja a que a questão se refere.
Para classificação de INFLAMABILIDADE, os refrigerantes são determinados para uma das 3 categorias – 1, 2, ou 3 – baseadas em teste de combustão e inflamabilidade.
* CLASSE 1 (SEM PROPAGAÇÃO DE CHAMAS): O refrigerante não demonstra propagação de chama quando testado sob um ar de 60 °C e pressão atmosférica padrão.
*CLASSE 2 (BAIXA INFLAMABILIDADE): O refrigerante encontra todas as 3 condições a seguir: exibe a propagação de chamas; tem um LFL > 3.5 % (Limite Inferior de Inflamabilidade) e um calor de combustão < 19.000 kJ/kg.
*CLASSE 3 (ALTA INFLAMABILIDADE): O refrigerante encontra ambas as condições a seguir: exibe a propagação de chamas, e tem a LFL 19.000 kJ/kg.
(fonte: https://www.dufrio.com.br/blog/dicas-de-instalacao/caracteristicas-de-seguranca-dos-fluidos-refrigerantes/#:~:text=Para%20classifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20INFLAMABILIDADE%2C%20os,C%20e%20press%C3%A3o%20atmosf%C3%A9rica%20padr%C3%A3o.)
Os refrigerantes podem ser divididos em 3 Classes, conforme sua maneira de absorção ou extração do calor das substâncias a serem refrigeradas. São elas:
Classe 1 – essa classe inclui os refrigerantes que resfriam materiais por absorção do calor latente.
São exemplos dessa classe os CFCs e os HFCs;
Classe 2 – os refrigerantes dessa classe resfriam substâncias pela absorção de seus calores sensíveis.
São elas: ar, salmoura de cloreto de sódio (sal comum);
Classe 3 – Um exemplo desse grupo é uma solução composta de água destilada e amônia pura (amoníaco). Produzem um efeito de resfriamento pela absorção do calor latente.
A amônia é um gás incolor, tóxico, com odor forte e característico. É combustível ou explosiva quando misturada com ar em certas proporções.
.
Referência: https://fagnerferraz.files.wordpress.com/2012/05/2_refrigerantes_2.pdf
.
Gabarito: Letra C
.
Bons estudos!