SóProvas


ID
5156245
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um processo é uma instância de um software (programa) em execução utilizando recursos do computador, tais como, processador e memória, para desempenhar as tarefas atribuídas a ele.
Os sistemas operacionais oferecem ferramentas para gerenciamento de processos. Uma das formas de realizar esse gerenciamento é através de linha de comando utilizando um prompt de comando.

Sobre o gerenciamento de processos no Linux Ubuntu 18.04, utilizando um prompt de comando, considere as descrições de execução de comandos apresentadas abaixo.

I Lista os processos em ordem decrescente de consumo de recursos.
II Interrompe o processo de forma definitiva. É necessário informar o PID.
III Define a prioridade de um processo. Pode atualizar a prioridade de um processo existente ou criar um novo processo com prioridade definida.

I, II e III referem-se, respectivamente, aos comandos 

Alternativas
Comentários
  • top: exibe informações sobre os processos que estão sendo executados.

    nice: executa um processo com prioridade diferente da padrão.

    kill: finaliza um job ou processo. A opções, -9 envia um sinal de destruição ao processo ou programa. Ele é terminado imediatamente sem salvar os dados ou apagar os arquivos temporários criados por ele.

    Alternativa: A

  • ps: lista os processos em execução.

    Observe que o ps (puro, sem as chaves adicionais) mostra somente os processos que estão ativos, por sua vez, o comando top (puro, sem as chaves adicionais) mostra os processos ativos e os recursos utilizados.

    -a : mostra os processos de todos os usuários.

    -A ou -e : mostra todos os processos.

    -f : mostra a árvore de execução de comandos.

    -g grupo : mostra os processos de um determinado nome de grupo.

    -o formato : usa o formato definido pelo usuário; deve-se usar palavras-chaves conhecidas como pid, ppid, ni, pri (prioridade) e comm (comando).

    -x : mostra os processos que não foram iniciados no console.

    -u : fornece o nome do usuário e a hora de início do processo.

    --forest: mostra os processos de forma hierarquizada.

    (A prioridade que uma tarefa recebe, de acordo com o escalonador do Linux, está associada a dez níveis de prioridade, que variam de 0 a 9, nos quais valores MENORES indicam prioridades mais altas.)

    ---

    top: lista, em tempo real e por ordem de uso, todos os processos que estão sendo usados pela CPU e verifica quais deles estão consumindo mais recursos.

    Observe que o ps (puro, sem as chaves adicionais) mostra somente os processos que estão ativos, por sua vez, o comando top (puro, sem as chaves adicionais) mostra os processos ativos e os recursos utilizados.

  • só de saber que "kill ID" termina o processo voce ja mata a questão