SóProvas


ID
5172280
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermagem tem papel fundamental na prestação da informação ao paciente frente às medidas preventivas do desenvolvimento do Diabetes, tanto envolvendo as ações de prevenção primária, que incluem mudanças no estilo de vida da população saudável e ações de prevenção secundária, que abarcam a incorporação do tratamento diante do aparecimento da doença.


Sobre o Diabetes, analise as afirmativas abaixo como sendo, Verdadeiras (V) ou Falsas (F):


( ) O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células β pancreáticas, ocasionando deficiência parcial na produção de insulina.

( ) Os consagrados fatores de risco para DM2 são: história familiar da doença, avançar da idade, obesidade, sedentarismo, diagnostico prévio de pré-diabetes ou diabetes mellitus gestacional (DMG) e presença de componentes da síndrome metabólica, tais como hipertensão arterial e dislipidemia.

( ) A distribuição da adiposidade corporal mais comumente associada ao risco de Diabetes Mellitus tipo 1 é a central, indicativa de acumulo de gordura visceral.


A sequência correta corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • 1-A apresentação do diabetes tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. Na maioria dos casos, a hiperglicemia é acentuada, evoluindo 29 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Diabete Mellitus rapidamente para cetoacidose, especialmente na presença de infecção ou outra forma de estresse. Assim, o traço clínico que mais define o tipo 1 é a tendência à hiperglicemia grave e cetoacidose. O termo “tipo 1” indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose. A destruição das células beta é geralmente causada por processo autoimune (tipo 1 autoimune ou tipo 1A), que pode ser detectado por autoanticorpos circulantes como antidescarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD), anti-ilhotas e anti-insulina. Em menor proporção, a causa é desconhecida (tipo 1 idiopático ou tipo 1B). A destruição das células beta em geral é rapidamente progressiva, ocorrendo principalmente em crianças e adolescentes (mas pode ocorrer também em adultos. 

    Fonte: CAB 36

     2- herança poligênica  quando há a necessidade de varios genes interagirem entre si para que uma determinada caracteristica ser transmitida para a proxima geração.

    A) Está incorreta: deficiência TOTAL

    c) DM2. A DM1 é genética.