-
Nada a ver o texto com a questão. Não é o primeiro caso que vejo aqui no site.
-
Ao longo do século XIX, ocorreu o amadurecimento do movimento operário. Inicialmente, houve ações pontuais de homens e mulheres acuados pela miséria e pela fome e reações brutais de artesões que quebraram máquinas e queimaram fábricas. Aos poucos, cresce o esforço de organização, de comunidade e de solidariedade. Na Inglaterra, acontecem, por exemplo, o Movimento Cartista (1838-48) e a fundação do Congresso dos sindicatos (trade unions) em 1868.
Paralelamente, o pensamento socialista toma forma durante o século XIX. Analisando o desenvolvimento do capitalismo e da burguesia, Karl Marx defendeu que o processo de produção capitalista não produz apenas mercadoria ou mais valia, na verdade, eterniza a relação social entre capitalista e assalariado. Nesse sentido, a emancipação dos trabalhadores deve passar, necessariamente, pela transformação da economia capitalista. Na visão de Marx, essa mudança deveria ser radical, indo além da derrubada do capitalismo, objetivando o fim da sociedade de classes.
Gabarito: B
-
Pq não a letra C tbm?
Não entendi
-
Para responder essa é necessário conhecer um pouco das ideias de karl Maxx.
-
Considero esse gabarito errado! Dá a entender que todo trabalhador inglês do século XIX fosse socialista? E os demais movimentos? o anarquista, por exemplo?
-
E como eu ia adivinhar que a questão queria a resposta fosse baseada em Karl Marx
-
Péssima questão.
Em nenhum momento são citados os ideais socialistas no texto, ele simplesmente tira da cartola as ideias de Karl Marx na resposta. Ridículo.
-
Questão confusa! Gostaria de saber onde está o erro da opção E. Também, gostaríamos de saber o que a opção C quer dizer sobre ganho de material? Será que se refere ao dinheiro? Fiquei em dúvida entre as opções B, C e E. Mas esta questão está mais para Sociologia do que para história.
-
Questão com viés político-ideológico.
-
Umas questões desse tipo são revoltantes. A resposta extrapola o enunciado e texto de apoio. Tanto que a maioria esmagadora marca a alternativa "E" assim como eu o fiz.
-
eu n entendi foi é nada ;-;
-
A resposta do gabarito extrapola o enunciado e texto de apoio totalmente. Conforme a interpretação e conhecimento de muitos, assim como eu, conforme o texto é a letra E sem dúvida. Pena que não é a correta.
-
o gabarito é a letra B, pois vincula o crescimento do movimento operário e de ideologias alternativas ao capitalismo a um contexto marcado pelo crescimento da produtividade industrial e da desigualdade social, cenário típico de meados do século XIX.
-
Pelo texto e enunciado, dá a entender que é a letra E. Questão chatinha, em.
-
Não concordo com esse gabarito, pois, tendo em vista que no enunciado da questão aparece a expressão "no texto", a questão está mais para compreensão de texto do que interpretação. Assim, sendo compreensão de texto, o gabarito deveria ser a letra E.
Enfim, avante, guerreiros!
-
Essa expressão "Revolução Permanente" aparece muitas vezes nos livros clássicos do movimento comunista. Vale apena ler alguns , já que metade do ENEM fala dessas porcarias.
-
Que porcaria de alternativa essa?!
-
2019 isso muda. Mec comunista ! =]
-
Minha crítica à questão fica por conta do texto base. Na verdade, a alternativa B está totalmente correta, pois esse pensamento foi inclusive o que deu status de inovação do pensador Karl Marx. Para ele, ao invés de simplesmente destruir o sistema capitalista, era necessário primeiro deixar que ele terminasse seu desenvolvimento, uma vez que a exploração seria tão grande a ponto de causar um estopim na insatisfação do proletariado, o que geraria uma revolução. Porém, a leitura do texto nos leva a um outro pensamento.
Letra B
-
Letra B
Revolução Industrial:
Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou a substituição das ferramentas pelas maquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção domestico (ou artesanal) pelo sistema fabril.
O advento da produção em larga escala mecanizada deu inicio às transformações dos países da Europa e da América do Norte.
Estas nações se transformaram em predominantemente industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.
-
Se o enunciado citasse "De acordo om os ideais de Karl Marx..." a letra B estaria totalmente correta, visto que segundo Karl Marx, era necessário a mobilização da classe operária contra a classe burguesa industrial e a via intermediária para se chegar a um Estado comunista (emancipação dos operários) ...
Complicado é isso, não citaram Karl Marx e isso deixou a questão difícil, eu até concordo que o gabarito seja letra B, porque a "necessidade de mobilização permanente" foi proposta por Karl Marx na época, aí você teria que lembrar e marcar a letra B...
Em relação a Letra E, o que confundi é porque de fato a mobilização dos operários e suas manifestações trouxeram ao longo do tempo melhorias das condições de vida dessa classe... Só que aí isso só aconteceria depois... Acho que aí que tá o "erro" ...
Mas que foi mal formulada foi...
-
vixi Maria, fui de E. É errando que se aprende mas que questão difícil viu. Aparentemente não fui o único que errou... 50% das pessoas erraram então dá pra ver que é uma questão muito confusa mesmo kkkkkkkkk
-
A resposta não precisava estar no texto. Apesar de ter a expressão ''no texto'' isso se refere apenas a essa parte ''analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária.''
De qualquer forma essa questão foi confusa