Conforme Lara & Conti (2003, p. 26):
A disseminação é analisada segundo a perspectiva da transferência de informação em face à reconfiguração da idéia de cidadão e cidadania.
Disseminar informação supõe tornar público a produção de conhecimentos gerados ou organizados por uma instituição. A noção de disseminação é comumente interpretada como equivalente à de difusão, ou mesmo de divulgação. Assume formas variadas, dirigidas ou não, que geram inúmeros produtos e serviços, dependendo do enfoque, da prioridade conferida às partes ou aos aspectos da informação e dos meios utilizados para sua operacionalização. Em sua base existe um centro difusor – o produtor –, que, a despeito do controle exercido sobre o que é disponibilizado, não tem garantias quanto aos usuários atingidos, ao sucesso das operações de divulgação e à aplicação efetiva das informações.
Gab. A
LARA, Marilda Lopes Ginez de; CONTI, Vivaldo Luiz. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em Perspectiva, v. 17, n. 3-4, p. 26-34, São Paulo, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000300004
A questão aborda conceitos gerais sobre disseminação da informação.
A disseminação da informação é composta por uma série de processos e ferramentas que têm como objetivo tornar acessível ou aumentar a capacidade de acesso da informação e do conhecimento produzido em determinado contexto a usuários de tipos diversos.
A disseminação pode ser seletiva ou não. Quando seletiva, ela é entregue diretamente ao usuário ou a um grupo de usuários de acordo com suas necessidades informacionais, baseadas em um perfil pré-determinado.
A função do bibliotecário nestes processos é a seleção e difusão dos conteúdos aos usuários demandantes.
Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) CORRETA. A disseminação da informação envolve os meios, técnicas, ferramentas e processos utilizados na seleção e entrega de informação e conhecimento, seja em um formato direcionado ou não.
B) INCORRETA. Há uma alteração de sentido no texto. O correto é “controle exercido sobre o que é disponibilizado" e não indisponibilizado como apresentado.
C) INCORRETA. A disseminação é analisada segundo a perspectiva de transferência e não de permanência como indicado no texto.
D) INCORRETA. O objetivo da disseminação da informação é tornar pública e não privada a produção do conhecimento.
Gabarito do Professor: Letra A .