SóProvas


ID
5183803
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das constituições republicanas brasileiras, correlacione as datas das Cartas Constitucionais listadas na coluna da esquerda às características apresentadas na coluna da direita.
(1) 1891
(2) 1937
(3) 1967
(4) 1988

( ) Concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e do habeas corpus.
( ) Estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas.
( ) Baseou-se nos ideais positivistas e consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador.
( ) Inspirou-se em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados.

Assinale a opção que indica, segundo a ordem apresentada, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     Constituição de 1891 Estado Federativo / República Presidencialista. Três poderes (extinto o poder moderador). Voto Universal (para todos / muitas exceções, ex. analfabetos). Estado Laico (separado da Igreja). Modelo externo – constituição norte-americana

    Constituição de 1934

    Reforma Eleitoral – introduzidos o voto secreto e o voto feminino. Criação da Justiça do Trabalho Leis Trabalhistas – jornada de 8 horas diárias, repouso semanal, férias remuneradas (13 salário só mais tarde, com João Goulart). 

    Constituição de 1937 "polaca" Inspiração fascista – regime ditatorial, perseguição e opositores, intervenção do estado na economia. Abolidos os partidos políticos e a liberdade de imprensa. Mandato presidencial prorrogado até a realização de um plebiscito (que nunca foi realizado). Modelo externo – Ditaduras fascistas (ex., Itália, Polônia, Alemanha).

    Constituição de 1946 Mandato presidencial de 5 anos (quinquênio). Ampla autonomia político-administrativa para estados e municípios. Defesa da propriedade privada (e do latifúndio). Assegurava direito de greve e de livre associação sindical. Garantia liberdade de opinião e de expressão. Contraditória na medida em que conciliava resquícios do autoritarismo anterior (intervenção do Estado nas relações patrão x empregado) com medidas liberais (favorecimento ao empresariado).

    Constituição de 1967

    Documento promulgado (foi aprovado por um Congresso Nacional mutilado pelas cassações). Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar.

    Constituição de 1988 , "Constituição Cidadã"

    Reforma eleitoral (voto para analfabetos e para brasileiros de 16 e 17 anos). Terra com função social (base para uma futura reforma agrária?). Combate ao racismo (sua prática constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão). Garantia aos índios da posse de suas terras (a serem demarcadas). Novos direitos trabalhistas – redução da jornada semanal, seguro desemprego, férias remuneradas acrescidas de 1/3 do salário, os direitos trabalhistas aplicam-se aos trabalhadores urbanos e rurais e se estendem aos trabalhadores domésticos.

    O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis); Reforma no sistema educacional público do país; Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

    DICAS DE CONCURSO PÚBLICO= SÓ ME SEGUIR NO INSTA=gustavoluigi0

  • Faltou a Primeira Constituição. 1824

    Principais pontos : instituía a divisão do governo em quatro poderes ( Moderador ) e estabelecia o voto cen$itário (voto ligado à renda do cidadão).

    Consequência: Confederação do Equador, revolta contra o Poder Moderador.

    - CAPITULO I. 1824

    Do Poder Moderador.

            Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organisação Politica, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos.

            Art. 99. A Pessoa do Imperador é inviolavel, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma.

            Art. 100. Os seus Titulos são "Imperador Constitucional, e Defensor Perpetuo do Brazil" e tem o Tratamento de Magestade Imperial.

            Art. 101. O Imperador exerce o Poder Moderador

           I. Nomeando os Senadores, na fórma do Art. 43.

           II. Convocando a Assembléa Geral extraordinariamente nos intervallos das Sessões, quando assim o pede o bem do Imperio.

           III. Sanccionando os Decretos, e Resoluções da Assembléa Geral, para que tenham força de Lei: Art. 62.

            IV. Approvando, e suspendendo interinamente as Resoluções dos Conselhos Provinciaes: Arts. 86, e 87.     

           V. Prorogando, ou adiando a Assembléa Geral, e dissolvendo a Camara dos Deputados, nos casos, em que o exigir a salvação do Estado; convocando immediatamente outra, que a substitua.

           VI. Nomeando, e demittindo livremente os Ministros de Estado.

           VII. Suspendendo os Magistrados nos casos do Art. 154.

           VIII. Perdoando, e moderando as penas impostas e os Réos condemnados por Sentença.

           IX. Concedendo Amnistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade,e bem do Estado

  • questão horrível embora tenha acertado , mas uma péssima questão

  • Basta saber a Data do Golpe Civil Militar, o qual ocorreu em 1964.

  • #RETA FINAL PMPR.

  • O Brasil está sob a jurisdição de sua sexta constituição. Há juristas que também consideram o Ato Adicional de 1969 como uma nova constituição por conta da enorme quantidade de modificações. A constituição atual seria, então, a sétima. Cada uma delas corresponde a uma etapa do processo político do país, marcado pela instabilidade.

    A primeira Carta correspondeu ao período monárquico, nos reinados de Pedro I e Pedro II. A de 1891 instaura o regime republicano federalista, que é aprimorado na constituição de 1934. A de 1937 legaliza a ditadura do Estado Novo mas foi, acima de tudo, “ letra morta". Ou seja, não foi aprovada por plebiscito como havia sido estipulado e, não é colocada em prática em sua totalidade. 

    A constituição de 1946 foi considerada a mais democrática até a de 1988. Restabeleceu os rumos de uma democracia após o Estado Novo mas, foi seguida da constituição de 1967 e pelo AI5 , que instauram novamente uma ditadura no país. A de 1988 é conhecida como a “constituição cidadã", que reabre os caminhos para a construção de uma democracia sólida. 
    A questão pede que se associe uma resolução à constituição correta. É uma questão de memorização . Os manuais de Ensino Médio de História fornecem os dados necessários para o estudo do tema em pauta. 
    - A constituição de 1967 foi a que concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e, do habeas corpus. 
    - A constituição cidadã de 1988 estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas. 
    - Em 1891 foi promulgada a constituição  baseada nos ideais positivistas , consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador. 
    - Feita no Estado Novo, a constituição de 1937 foi inspirada em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados. 

    A relação correta está em uma das opções 
    A) CORRETA- A opção é correta. Constituições de 1967, 1988, 1891 e 1937 
    B) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1937 – já invalida a opção. 
    C) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1891– já invalida a opção. 
    D) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1988 – já invalida a opção. 
    E) INCORRETA- O erro na indicação da primeira constituição – 1937 – já invalida a opção. 
    Gabarito do Professor: Letra A.