SóProvas


ID
5183992
Banca
FGV
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov morreu depois de ter sido ferido pela ponta de um guarda-chuva, em uma rua de Londres. Durante a autópsia, foi encontrada em sua perna uma bolinha de metal que continha uma substância venenosa. A análise posterior da substância revelou que ela atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. A ação dessa substância é letal, pois

Alternativas
Comentários
  • Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas

    portanto letra B

  • Ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas. (parece 2 figados feios um em cima do outro)

    Cromossomos contém o material genético do organismo. (Formato de X)

    Citoplasma é tipo o terreno da célula onde ficam localizados as organelas e moléculas orgânicas.

    Em 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov morreu depois de ter sido ferido pela ponta de um guarda-chuva, em uma rua de Londres. Durante a autópsia, foi encontrada em sua perna uma bolinha de metal que continha uma substância venenosa. A análise posterior da substância revelou que ela atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. A ação dessa substância é letal, pois

    A) causa uma mutação nos códons, levando a célula a produzir proteínas defeituosas.

    Incorreta, pois célula morta não produz nada. (até onde eu sei)

    2) interrompe o processo de tradução, impedindo a célula de produzir novas proteínas.

    Correta, pois o ribossomos foi morto. Dessa maneira, interrompendo a produção de novas proteínas oriundas de moléculas do RNA mensageiro.

    3) suspende a síntese de aminoácidos e, consequentemente, de proteínas.

    Pelo o que eu entendi: O erro está na palavra ''suspende''.

    4) bloqueia a replicação de DNA, impossibilitando a célula de se dividir.

    Pelo o que eu entendi: O veneno afetou os ribossomos, entretanto, a parte em que o DNA fica situado, nos cromossomos, não foi afetada.

    5) inviabiliza a transcrição e a célula deixa de produzir novas moléculas de RNA.

  • Pô, pegadinha de mais. Ribossomo = pega a informação traduzida e leva ao liso para a produção de proteínas.

    Marquei a C pq pensei q po, se ele "atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula.", significa que o ribossomo foi diretamente atacado e inativado, logo, a síntese de aminoacidos e proteínas param, causando a morte celular. A meu ver, a C era a correta.

  • Ribossomos é o responsável pela síntese proteica (processo de tradução). E, caso morto, o processo de tradução será interrompido. Consequentemente, a célula será impedida de produzir novas proteínas.

  • "removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os "

    o RNA ribossomico é responsável por traduzir e criar as proteínas, logo letra B

  • ele impede a tradução, pois quando a enzima RNA polymerase abre a fita de DNA para trazer a tradução com a fita de RNA, a base purica não não estará presente.... isso pense a contínuacao da tradução....
  • A questão fala sobre uma substância venenosa encontrada em um dissidente búlgaro, que após análises, houve a descoberta que essa substância atuava como enzima e removia uma base púrica, a adenina, do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são moléculas compridas formadas a partir do encadeamento de unidades repetidas, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três tipos de substâncias químicas, fosfato, base nitrogenada e pentose (desoxirribose ou ribose). Ele apresenta as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e timina (pirimidinas). A produção de proteínas, indispensável para uma célula, é controlada a partir das etapas de transcrição (síntese de RNA) e tradução (síntese de proteína), que ocorrem após a duplicação ou replicação semiconservativa do DNA. Os ribossomos são organelas sem membrana e constituídos de moléculas de RNA que se associam com proteínas, e são responsáveis pela produção de proteínas por meio da união de aminoácidos, através do pareamento de códons e anticódons. Como o enunciado informa que a enzima remove a base adenina do RNA dos ribossomos, é a sua função que será afetada diretamente. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br




    A ação dessa substância é letal, pois


    A) causa uma mutação nos códons, levando a célula a produzir proteínas defeituosas. Se os ribossomos foram inativados por essa substância, não há possibilidade da célula produzir algo, pois o enunciado informa que a substância causa a morte da célula. Incorreta.

    B) interrompe o processo de tradução, impedindo a célula de produzir novas proteínas. No processo de tradução, o ribossomo realiza o pareamento de códons e anticódons (trinca de bases nitrogenadas) então, se uma base é retirada, o ribossomo é inativado e o processo será interrompido, impedindo a célula de produzir outras proteínas. CORRETA.

    C) suspende a síntese de aminoácidos e, consequentemente, de proteínas. A inativação do ribossomo não influencia na síntese de aminoácidos, ela não é suspensa pela presença dessa substância. Incorreta.

    D) bloqueia a replicação de DNA, impossibilitando a célula de se dividir. Se essa substância inativa o ribossomo, a replicação do DNA não será afetada, pois o ribossomo atua no processo de tradução. Incorreta.

    E) inviabiliza a transcrição e a célula deixa de produzir novas moléculas de RNA. A célula não deixaria de produzir novas moléculas de RNA na transcrição, pois o ribossomo não é atuante na transcrição, e sim na tradução. Incorreta.


    Gabarito do Professor: B