SóProvas


ID
5221522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

    

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura.

     A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.

     Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

     A literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Desse modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade. Humanização é o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

     A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade, na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante. A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque, pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. A fruição da arte e da literatura, em todas modalidades e em todos os níveis, é um direito inalienável.

Antonio Candido. O direito à literatura. In: Vários escritos.

5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2011 (com adaptações).

No primeiro parágrafo do texto 1A2-I, no trecho “Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”, o autor apresenta uma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Trata-se de uma forma de concepção (dentre outras existentes) da literatura. No caso, o autor estabelece que a literatura será tratada em sentido amplo, o que servirá de base para desenvolver todo o texto.

    Isso pode ser ratificado pelo trecho do terceiro parágrafo: "(...) a literatura concebida no sentido amplo a que me referi (...)"

  • A quantidade de erros nas questões dessa prova foram SURREAIS, a Banca precisa fazer uma auto-reflexão

  • Gabarito: B.

    "(EU) Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura".

    .

    -> Pela presença do sujeito desinencial/elíptico/oculto, percebe-se a pessoalidade (até por ser um artigo de opinião). Por fim, "da maneira mais ampla possível", demonstra como será concebida, ou seja, como será determinada a conceituação de literatura para o autor, durante o texto.

  • Que surra!!!!

    Quando o agente de pesquisas por telefone me ligar, darei os parábens a ele!!!!!

  • Fui secão na C!

    • Explanação: Substantivo
    • O que é Explanação:
    • Tornar plano, fácil, claro, esclarecer, explicar.
    • Exemplo de uso da palavra Explanação:
    • Explanação é explicar sobre algo a que se referiu.
    • Explicação: Substantivo
    • O que é Explicação:
    • Explicação é tudo o que a gente fala detalhadamente para as pessoas.
    • Exemplo de uso da palavra Explicação:Professora, a sua explicação foi muito boa!
    • PRA MIM E PRA TODO MUNDO ESSAS "MIZERA" SÃO AS MESMAS COISAS!!!!! OHH VIDA SOFRIDA ESSA DE CONCURSEIRO
  • Minha contribuição.

    Concepção é sinônimo de: fecundação, ideia, opinião, criação, julgamento, ponto de vista.

     

    Fonte: www.dicio.com.br

    Abraço!!!

  • Acho que o QI desses a gente são maior que os da PF

  • É a concepção do que é literatura na visão do autor. É só ter atenção no início do período:

    "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura."

    #vapo

    #tramontina

    #corterapido

  • Concepção = opinião.

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível,..."

  • Na concepção de escrita com foco no escritor, o texto é considerado o produto do pensamento do autor, o qual constrói uma representação mental, transpõe para o papel e espera que ela seja compreendida pelo leitor do mesmo modo que a imaginou.

  • Só tapa da cara e dedo no olho.

  • Só tapa da cara e dedo no olho.

  • Estou tentando entender o porque de tantos comentários sobre a banca . Ao meu ver a questão foi bem clara .

  • O que significa na minha concepçao?

    Modo de ver, ponto de vista. Em minha concepção, esta mesa está torta.

    Tipo: Na minha opinião

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível,..."

  • Eliminei Explanação e Explicação já que são sinônimos.

    Fui de Concepção pois o verbo "chamarei" indica a presença do sujeito oculto "eu", ou seja, é uma visão e entendimento do autor sobre o que seria "literatura". Não poderia ser argumentação pois não há intenção de persuasão do leitor.

    Gabarito: letra B!

  • O primeiro parágrafo "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura." se refere a uma concepção (ato de conceber; faculdade de conceber, de compreenderde idear; imaginação, fantasia; criação) genérica de literatura.

    Isso se confirma no terceiro parágrafo "(...) a literatura concebida no sentido amplo a que me referi (primeiro parágrafo) parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito."

  • Na minha CONCEPÇÃO, preciso melhorar muito pra ficar ruim. Pra ficar bom então...

  • A) argumentação pode ser conceituada como o ato de discutir, de apresentar propostas, pontos de vista.

    B ) “Chamarei de literatura, NA MINHA CONCEPÇAO, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura” - Maneira pessoal de entender algo; expressão de uma opinião.

    C) Ato de explicar, de fazer com que algo se torne compreensível, claro, descomplicado: explicação de uma teoria, de um livro, de um conceito.

    D) Delimitaçao : Marcação de limites; restrição, limitação: delimitação moral, ética, comportamental etc.

    E) Explanação : Ação ou efeito de explanar, de explicar, de tornar compreensível, claro; explicação: a explanação do professor durante a aula foi importantíssima.

    Logo, conclui que se trata da concepção, pois ele expôs sua expressão de opinião , na concepção dele ele chamaria de literatura todas as criações de toque....

    Estou a disposição para qualquer observação.

  • Tirei as óbvias e chutei entre B) e D) pra acertar essa mesmo. (^^') Acertei. Kkk
  • ( Na minha visão, concepção, Eu...) “Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”

    Gab letra b

  • Não se trata de explicação ou explanação. Também tive essa dúvida, mas analisando com calma percebemos que não se trata de nenhuma definição literal. Ele acolhe aquela definição por arbitrariedade dele. "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura". Não se trata de uma definição formal a ser explicada. Trata-se de sua CONCEPÇÃO para a análise a ser realizada no texto.

  • Pra mim, ele detalhou, explicou...

    Jesus Tem de piedade de nós Concurseiros!!!

  • Retoma "leitura concebida" trecho do terceiro parágrafo.

  • A argumentação: Apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas etc. que comprovem uma afirmação.

    B concepção: Faculdade ou ato de apreender uma ideia.

    C explicação. Ato de explicar, de tornar claro ou inteligível; esclarecimento

    D delimitação. Estabelecimento de limites

    E explanação. ato ou efeito de explanar; explicação

  • Concepção: Faculdade ou ato de apreender uma ideia ou questão, ou de compreender algo; compreensão, percepção

    Quando o enunciado trata de Concepção, ele quer que o candidato enxergue a visão do autor dentro do texto, e no contexto em análise: “Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”... É o que ele entende o significado de LITERATURA para ele, e isso é possível observar por meio do verbo em primeira pessoa que ele se insere...

    Por isso a alternativa correta é a Letra C

  • Fiquei na dúvida entre explicação e concepção. Mas acabei marcando concepção porque o verbo usado foi CHAMAREI, primeira pessoa do singular do futuro do presente. No caso o autor detalhou nos períodos seguintes uma concepção pessoal sobre o tema literatura.

  • Já não dá vontade nem de ler a questão... mas ok, continuemos

  • Meu Deus, que prova é essa?

    Mas, sigamos!

    (Deus escolhe e capacita ! )

  • Ok, até pode ser uma concepção dele sobre o que é literatura. Mas, como está no início do texto, em um parágrafo separado, entendo mais como uma explicação que concepção, tipo: leitor, vou falar sobre literatura agora, que você deve entender assim: "todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade".

    Tipo, estou te explicando, logo de cara, meu conceito de literatura que vai vir ao longo desse texto que fiz...

    Ou seja, errei...

  • Lembrei do Baiano de tropa de Elite. Vou te dar a Explanação. Quem protege o morro; e o comando e o comando Baiano. Q prra e essa de policia aqui no morro playboy.

    e errei.

  • pandemia+incerteza de prova+banca duvidavel= questões subjetivas e nível de dificuldade extremamente questionável
  • LETRA B

    "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”,

    Estamos diante da DEFINIÇÃO que o autor faz de Literatura. Assim, é possível dizer que essa é a CONCEPÇÃO que ele tem sobre essa temática.

  • Entendi como delimitação. Até pensei em explicação, mas lembrei do prof dizendo que explicar é "dizer de novo".

    Mas, se o CESPE diz que é concepção, sigamos,,,

  • Concepções podem ser pontos de vista ... errei, mas , faz sentido.

  • A gente até acerta, mas fica óbvio que eles estao colocando opções em que sequer é possível dizer que uma "e mais certa que a outra". Sao respostas onde uma opção, necessariamente, envolve ou esta contida em outra. Por ex, dentro da concepção que o autor criou existe tanto uma limitação quanto uma explanação. Isso aí e ma-fe do examinador.

  • Fiz as questões dessa prova sem me atentar para o cargo, depois de apanhar ( e muito) e imaginar se tratar de um concurso para a Magistratura Federal ou Diplomata e me espantei. Parabéns aos novos agentes de pesquisas.

    CESPE, que tal um pouco de bom senso na hora de elaborar as questões!

  • LETRA B

    TIVE QUER LER 2 X O TEXTO. RSRS

    A literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal.

  • "Na minha concepção, literatura é todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura"

  • argumentação: expor argumento

    concepção: convicção, crítica, julgamento, opinião

    explicação: esclarecer, explanar

    delimitação: limitação, restrição

    explanação: declarar, explicar

  • "A prova do IBGE é facil, estuda um mês antes que passa..."

  • Todas as respostas são corretas... a banca escolhe a que quer!

  • "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura."

    Galera, é a teoria do próprio autor, portanto, é concepção.

    Parem de reclamar com a banca e estude mais porque CESPE é uma prova inteligente e não é só decoreba.

  • nem sabia que concepção era tipo textual

  • Provinha miseraviii

  • Concepção vem de "conceito". No trecho, o autor define o que é literatura para ele.

  • Dicionário

    concepção

    obra da inteligência; produção, criação, teoria.

    Exemplo: "uma intrincada c. teórica"

    O trecho é uma elaboração/criação do autor sobre a literatura.

    A argumentação. - não se trata de um trecho de argumento.

    C explicação. - neste trecho não há explicação, há a uma opinião do autor sobre o que é a literatura

    D delimitação.- não esta impondo limites para nenhuma tipo de assunto

    E explanação. - Neste trecho ele não explica algo objetivamente, mas sim diz o que ele mesmo acha que é

  • Na minha concepção (autor) "Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível..."

    É na concepção/opinão do autor.

  • Eu escolhi "delimitação" até o último segundo, mas troquei por "concepção" quando vi a parte a locução adverbial "da maneira mais ampla possível".

  • Concepção e argumentação seriam minhas últimas alternativas. Socorro!

  • subjetivo demais...

  • Ele diz no texto: "Chamarei de literatura...", ou seja, ele chamará, é a forma como ele chama.

    Sinônimos de concepção: ideia, opinião, criação, julgamento, ponto de vista.

    Sinônimos de argumentação: certame, certâmen, altercação, contenda, contestação, controvérsia, debate, discussão, disputa, polêmica, querela, questão, refutação.

    Sinônimos de delimitação: demarcar limites, demarcar, determinar, marcar, balizar, abalizar, estremar, lindar.

    Sinônimos de explicação : elucidação, aclaramento, aclaração, esclarecimento, explanação, interpretação.

    Sinônimos de explanação: elucidação, esclarecimento, aclaração, explicação, ilustração, aclaramento, interpretação.

    Eu errei e marquei a C, mas acredito que agora entendi.