-
A questão é sobre ortografia e quer que marquemos a alternativa correta considerando o emprego dos vocábulos homônimos e parônimos. Vejamos:
.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas e escritas de forma parecida. Ex.: absolver (perdoar, inocentar) e absorver (aspirar, sorver).
.
Homônimos: existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. Homônimos perfeitos: são palavras que possuem a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas apresentam significados diferentes entre si. Ex.: Você sabe o caminho do local de prova? (substantivo – itinerário) Eu caminho todos os dias para treinar para o TAF. (verbo caminhar). Homônimos homófonas: são palavras pronunciadas de forma igual, mas apresentam significados e escritas diferentes. Ex.: A palavra ideia não recebe mais acento. (sinal gráfico). O jovem cedeu seu assento à senhora idosa. (cadeira, lugar). Homônimos homógrafas: são palavras escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes. Ex.: Seu gosto é muito esquisito! (substantivo - preferência) Eu gosto muito de resolver questões! (verbo gostar)
.
A) Quando entrou, não cumprimentou ninguém.
Certo. Cumprimentar: dirigir saudação ou cumprimento a alguém; saudar. # de Comprimento: extensão de um objeto de uma extremidade a outra, do princípio ao fim.
.
B) A palavra ideia perdeu o assento gráfico.
Errado. O certo seria ACENTO. Assento: superfície ou parte de um móvel em que se pode sentar. Acento: sinal gráfico com que se representa a pronúncia da vogal quanto à tonicidade e ao timbre.
.
C) O prefeito e o vice-prefeito serão empoçados amanhã.
Errado. O certo seria EMPOSSADO. Empossado: que se empossou; investido na posse. Empoçado: que se meteu ou caiu em poço ou em poça.
.
D) Devido à pandemia, o senso demográfico não será realizado.
Errado. O certo seria CENSO. Senso: qualidade de sensato; cautela, circunspecção, prudência. Censo: Conjunto de dados característicos dos habitantes de um país, uma região, uma cidade etc., para fins estatísticos; censo demográfico, recenseamento.
.
Gabarito: Letra A
-
B) A palavra ideia perdeu o assento gráfico. -> ACENTO
C) O prefeito e o vice-prefeito serão empoçados amanhã. -> EMPOSSADOS
D) Devido à pandemia, o senso demográfico não será realizado. -> CENSO
GABARITO A
-
a) Quando entrou, não cumprimentou ninguém.
Correto. Grafa-se "cumprimentou" para indicar saudação. A título de curiosidade, antigamente se grafava "comprimentar", com esse mesmo sentido. Em dias em curso, porém, essa grafia com "o" no lugar do "u" é tida por um arcaísmo;
b) A palavra ideia perdeu o assento gráfico.
Incorreto. Deveria ter sido grafado "acento", para indicar o sinal gráfico. A palavra "assento", com o dígrafo "ss", indica um móvel em que se pode se sentar;
c) O prefeito e o vice-prefeito serão empoçados amanhã.
Incorreto. Deveria ter sido grafado "empossado", para indicar que alguém tomou posse. A palavra "empoçado", com "ç", refere-se à poça;
d) Devido à pandemia, o senso demográfico não será realizado.
Incorreto. Deveria ter sido grafado "censo", para indicar o conjunto de dados relativos à população. A palavra "senso", com "s", indica capacidade de julgar, característica de raciocínio sensato, etc.
Letra A
-
GABARITO - A
Ajuda na resolução:
A) Quando entrou, não cumprimentou ninguém.
Comprimento - Medir / extensão / tamanho
Cumprimento - SaUdação
______________________________________
B) A palavra ideia perdeu o assento gráfico.
Vc tem duas nádegas = ASSento
Acento = Sinal gráfico.
________________________________________
C) O prefeito e o vice-prefeito serão empoçados amanhã.
Posse = Empossados
__________________________________
D) Devido à pandemia, o senso demográfico não será realizado.
Recenseamento - Censo
Senso - Juízo
-
As palavras homônimas são classificadas em:
- Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).
- Homófonas: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia, por exemplo: concertar (harmonizar) e consertar (reparar); censo (recenseamento) e senso (juízo); acender (atear) e ascender (subir).
- Perfeitas: são palavras iguais na grafia e iguais na pronúncia, por exemplo: caminho (substantivo) e caminho (verbo); cedo (verbo) e cedo (advérbio de tempo); livre (adjetivo) e livre (verbo).