SóProvas


ID
533983
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um trigger

Alternativas
Comentários
  • Um trigger é parecido com um stored procedure, mas com uma diferença principal: ele dispara automaticamente quando certos tipos de eventos acontecem. Esses eventos são baseados em tabelas e linhas; por exemplo, você pode definir um trigger que é invocado depois que uma linha é atualizada.

    Procedures e triggers geralmente são criados em um arquivo ASCII que é então executado do programa ISQL Client dentro do InterBase. Este arquivo contém instruções para criar o procedure ou trigger como parte do banco de dados. Uma vez que a transação é "comitada", o procedure ou trigger está imediatamente disponível para as aplicações clientes.

    Procedures e triggers usam uma linguagem de programação especial que é baseada no SQL. Incluída com o InterBase, esta linguagem é otimizada para manipular dados armazenados em tabelas. Ela tem acesso completo as instruções da linguagem de manipulação de dados do SQL (DML) tais como SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Ela também fornece extensões SQL que suportam variáveis, comentários, instruções declarativas, testes condicionais, desvios e laços. É uma linguagem que é desenvolvida para executar dentro de um bando de dados, em cima dos dados neste banco de dados.
  • Triggers são procedimentos gravados p/ serem executados implicitamente quando ocorrer determinada ação do usuário.
    Primeiro, ocorre a ação do usuário;
    Segundo, O sistema automaticamente executa algumas outras ações em função da ação do usuário. No entanto, esta parte é transparente para o usuário.
  • A palavra "sistema" na letra C não está correta, pois quem executa a trigger é o banco de dados.

    Outro detalhe na letra C, não obrigatoriamente existe um efeito colateral, podem haver condições em que a trigger verifica que não é necessária nenhuma alteração.

    Na letra D se "premissa" for entendida como "evento" estaria correta.

  • Segundo Silberchartz:

    Trigger é uma instrução que o sistema executa automaticamente como um efeito colateral de uma modificação no banco de dados.

    Livro Sistemas de banco de dados

  • c)

    Trigger em db é uma função comum em sgdb para bancos relacionais. O trigger é uma rotina acionada em certos tipos de alteração (insert, update, delete em SQL) em dados de uma tabela de acordo cuja implementação pode ser de permitir, impedir ou regular atividades no banco.