SóProvas


ID
5394979
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Sobre o processo de reprodução humana, considere as seguintes afirmativas:
I. Os métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, são eficientes porque mantêm os níveis hormonais femininos constantes e com isso evitam a ovulação.
II. A formação de gêmeos dizigóticos só é possível se houver a fecundação de um óvulo por dois espermatozóides diferentes, ou seja, com materiais genéticos diferentes.
III.Os gametas femininos são produzidos continuamente durante toda a vida da mulher.
IV. Os espermatozóides são produzidos nos túbulos seminíferos que se distribuem no interior dos testículos.
V. O método contraceptivo masculino, denominado de vasectomia consiste em seccionar os túbulos seminíferos, impedindo a produção do líquido espermático.
VI. O exame de gravidez de farmácia funciona verificando a presença ou ausência do hormônio prolactina. Hormônio produzido a partir da implantação do óvulo, confirmando a gestação.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são) 

Alternativas
Comentários
  • Os gêmeos fraternos são dizigóticos ou bivitelinos e são resultado de fertilização de dois óvulos e dois espermatazoides. Eles compartilham até 50% de informação genética, podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo fator sanguíneo. E não se assemelham mais do que dois irmãos com a mesma idade. Ficam em duas bolsas amnióticas e duas placentas separadas, mas há casos em que se alojam tão próximo um do outro que as placentas se fundem como se fossem uma só.

     Os gêmeos monozigóticos são também chamados de idênticos ou univitelinos. Eles se originam de um único zigoto (célula-ovo), ou seja, um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. A célula –ovo, por um processo ainda não muito esclarecido, se divide em duas partes iguais, as quais, cada uma originará um bebe. Do ponto de vista genético, esses gêmeos são idênticos e, obviamente, pertencem sempre ao mesmo sexo. Cerca de 25% dos gêmeos são monozigóticos. Gêmeos univitelinos têm o mesmo genoma, mas apresentam diferenças físicas e psíquicas adquiridas em processos distintos de desenvolvimento individual.