A questão foi baseada no artigo "A indexação e a Arquivística: aproximações iniciais no universo teórico da organização e representação do conhecimento", de Thiago Henrique Bragato Barros.
a) Tanto o princípio da ordem original quanto o princípio da proveniência foram estabelecidos no final do século XIX e não do século XVII, como afirma a questão. Segundo Thiago Henrique Bragato Barros, no artigo "A indexação e a Arquivística: aproximações iniciais no universo teórico da organização e representação do conhecimento",
"Os princípios básicos da proveniência e ordem original irão estabelecer-se desde o final do século XIX como fundamentais para a organização dos arquivos."
Errada.
b) Classificar significa, na prática, analisar um documento, identificar a qual função/atividade aquele documento faz referência e escolher, dentro das classes disponíveis no Plano de Classificação, em qual classe o documento pode ser encaixado. A classe escolhida terá um número/código, que deve ser aposto no documento. Cada classe, aliada à tabela de temporalidade, possui um tempo nas fases corrente e intermediária, e a destinação final, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente. Essa atividade é desenvolvida em todos os âmbitos da organização, não só nos arquivos, pois se classifica ao produzir ou receber os documentos. Segundo Barros,
"A classificação é uma atividade gerencial e de planejamento não só para os arquivos, mas para as administrações que geraram os documentos. Assim, a construção do plano de classificação deve contemplar as relações entre os documentos, mas não só essas, também, as relações entre os documentos e as pessoas, assim, o sistema de classificação se tornaria uma ferramenta útil e facilitadora da descrição e avaliação dos documentos."
Certa.
c) Segundo Barros,"A classificação, enquanto teoria, desenvolve-se de maneira plena a partir da década de 1960-1970 com as publicações de Theodore R. Schellenberg, Oliver W. Holmes, Ernest Posner, Petter Scott, dentre outros arquivistas e pesquisadores dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e da Austrália." Certa.
d) Segundo Barros, "a classificação funciona como a base para todos os processos de organização de arquivos e evidentemente para a representação do conhecimento arquivístico."
e) Segundo Barros, "Classificação na realidade dos arquivos é considerada uma atividade limítrofe na medida em que constrói uma ponte entre as atividades de gestão e as atividades de acesso e preservação documental." Certa.
Fonte: BARROS, T. H. B. A indexação e a arquivística: aproximações iniciais no universo teórico da organização e representação do conhecimento. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, 2016. Disponível em: Portal Periódicos UFSC. Acesso em: 13 de fevereiro de 2021.
Gabarito do Professor: Letra A.