GABARITO: E
A Declaração e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Em setembro de 2000, a Cúpula do Milênio reuniu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o maior número de dirigentes mundiais da história da humanidade. Nessa data de importância crucial, representantes de 189 países-membros das Nações Unidas juntaram-se para refletir a propósito do destino comum da humanidade.
Foco: desigualdade nas nações / condições de miserabilidade.
Para começar a dar uma resposta a essa e outras crises, os dirigentes reunidos em Nova Iorque em 2000 elaboraram a Declaração do Milênio, que consiste em uma série de prioridades coletivas para paz e segurança, luta contra a pobreza, meio ambiente e direitos humanos.
Após reuniões com representantes de diversos organismos internacionais, a delegação elaborou um plano para um futuro melhor: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Houve um comprometimento, por parte desses dirigentes, de que, até 2015, o mundo faria avanços mensuráveis nas áreas mais críticas do desenvolvimento humano.
São 8 objetivos:
OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
ODM 1
Erradicar a extrema pobreza e a fome (alternativa A)
ODM 2
Atingir o ensino básico universal (alternativa B)
ODM 3
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
ODM 4
Reduzir a mortalidade na infância
ODM 5
Melhorar a saúde materna (alternativa C)
ODM 6
Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças
ODM 7
Garantir a sustentabilidade ambiental
ODM 8
Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento (alternativa D)
Alternativa E: aumentar em 0,5% ao ano o crescimento do PIB dos países subdesenvolvidos. Não consta dos objetivos. Como a questão pede a exceção, é o gabarito.
Fonte: https://www.unicef.org/brazil/pt/overview_9540.htm