SóProvas


ID
543217
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma pesquisa de opinião,

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Uma pesquisa não é feita em cima de valores absolutos e sim em estimativas (estatísticas), assim apresenta sempre uma margem de erro, que irá depender do tamanho da amostra e dos resultados que foram obtidos com a pesquisa. E isso acontece porque em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, não é possível entrevistar toda a população, somente uma fração dela.
    Em uma pesquisa política a margem de erro varia dependendo do candidato, ou seja, depende da distribuição geográfica do seu eleitorado, assim é preciso que esse tipo de pesquisa seja realizado dentro de um intervalo de confiança, valor combinado pelo cliente e o instituto de pesquisa.
    Na pesquisa política o padrão do intervalo de confiança é de 95%, o que isso significa? Isso significa que o candidato tem 95% de chance de estar dentro da margem de erro e 2,5% de estar acima dela e 2,5% de estar abaixo dela. Por exemplo: vamos supor que em uma pesquisa eleitoral um candidato apareça com 23%, levando em consideração, a margem de erro de 2%, ele estará entre 21% e 25% dentro da margem de erro e 2,5% de chance de estar acima de 25% e 2,5% de estar abaixo de 21%.
    Por causa dessa margem de erro, ao anunciar a queda ou a subia de um candidato é precioso que sejam feitas sucessivas pesquisas, comparar apenas a pesquisa atual com a anterior dará uma resposta com a possibilidade de erro muito maior.  
    Fonte:Danielle de Miranda (Brasil Escola)

    Bons estudos!
  • Não concordo com esta resposta. A margem de erro sempre é conhecida com antecedência de acordo com a amostragem definida.

  • Alguém poderia comentar as definições das outras alternativas, como 'consistência'?

  • Eu concordo com a letra B e C.

    Qual o erro da C? A amostra é subconjunto da população, se é probabilística então é aleatória.

  • Lydia, o erro da C é dizer que é determinada aleatóriamente, quando, em pesquisa probabilística, nada é aleatório. Até a mesmo a escolha dos entrevistados segue um cálculo e uma lógica.

    O gabarito B está, ao meu ver, erradíssimo. Margem de erro é sempre ANTES, pois dela saíra o universo amostral da pesquisa (quantidade de pessoas a serem entrevistadas). 

    Ao meu ver, a única correta seria a letra A. Vamos as analises:

    A-  consistência é checada antes da totalização de seus números.

    consistência pode se dar em um duas etapas distintas: 1- antes da pesquisa de campo propriamente dita: seria uma verificação da consistência do questionário, para garantir que todos os itens do teste estarão medindo o conceito que é suposto ser alvo da medição e 2 - depois de terminada a coleta dos dados, para verificar se está a contento a coleta, se há consistência nos dados que nos permitem tirar conclusões da pesquisa.

    b- A margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.

    Já comentado, acredito que esteja errada.

    c- A amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.

    Já comentado. E

    d - Deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.

    Ponderação: atribuição de pesos das respostas e dados diferentes, de acordo com a importência do entrevistado para aquela pesquisa (ex: se é uma pessoa referência ou líder do opinião local). Esse sentido não seja tão divergente do correto, mas não é exatamente ele. Isso seria mais a revisão dos questionários. E

    e- A pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

    O contrário: é a forma mais abrangente de pesquisa, como o próprio nome já diz. É a habitual pesquisa de questionário. E

    Fontes: http://www.cpscetec.com.br/adistancia/pesquisa/aula2.htm

    http://www5.eesc.usp.br/saate/index.php/saate/Aplicar-a-T%C3%A9cnica/Pesquisa-de-mercado/7.-An%C3%A1lise

  • acredito que a letra C ficaria correta se afirmasse que "a amostra aleatória simples é um subconjunto da amostra probabilística"