SóProvas


ID
5439079
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ângulo - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Cuidados com excesso de peso previnem problemas mentais
Mais de um quinto da população brasileira é obesa, segundo dados do Ministério da Saúde

    Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos, como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, podem estar relacionados a problemas digestivos, como a obesidade, doença que afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.
     “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
    Segundo o Dr. Adriano Segal, médico psiquiatra, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a relação entre os transtornos psíquicos e os problemas digestivos é complexa, envolvendo características não apenas de saúde, mas morais, simbólicas, históricas, sociais e políticas.
    “Hoje podemos dizer que, em alguns casos, há aspectos causadores comuns, como estados inflamatórios e problemas de microbiota intestinal. Mas, em outros casos, há quadros mais associados ao excesso de peso, como os transtornos alimentares, e ao tratá-los, existe uma melhora psiquiátrica”, detalha Segal.
    Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental. “Desde a gestação se pode prevenir a obesidade. Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%. E quando ela tem dois familiares, aumenta para 80%. Por isso, é importante prestar atenção nos alimentos que se leva para dentro de casa e na forma como se relaciona com a comida”.
    “Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. A modificação dos hábitos de vida, como a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas, não beber em excesso e não fumar são modos de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas”, complementa o médico da ABESO.

Disponível em https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1216892/cuida dos-com-excesso-de-peso-previnem-problemas-mentais

No segundo parágrafo, explica-se quem é Eliane Moreira, por meio de um

Alternativas
Comentários
  • Aposto explicativo.

  • Explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

    Gabarito D

    Aposto explicativo

  • A questão quer saber a classificação do termo em destaque em "[...] como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).". Vejamos:

     .

    A) pronome.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo.

     .

    B) artigo.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.

     .

    C) locução adverbial.

    Locução adverbial: é a união de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um advérbio.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

     .

    D) aposto.

    Aposto: é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração.

    Aposto explicativo: apresenta uma explicação sobre o termo anterior. Aparece sempre entre vírgulas, travessões ou parênteses.

    Ex.: Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está exposta no Museu do Louvre em Paris.

    Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), atende pacientes com obesidade mórbida.

     .

    Gabarito: Letra D

  • gab: D

    texto: como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

    aposto explicativo: é aquele cujo intuito é detalhar, explicar melhor o termo ao qual está ligado. Em relação à pontuação, o aposto explicativo aparece sempre entre vírgulas, travessões ou parênteses.

  • gabarito= D Tipos de aposto Pode ser classificado em: 1. Explicativo= Oferece uma explicação sobre o termo anterior: A geografia, estudo da terra, é uma disciplina fundamental do currículo escolar. Júlia, dos Recursos Humanos, pediu para você preencher essas fichas. 2. Distributivo = Retoma as explicações sobre os termos, contudo, de maneira separada na oração: Vitória e Luís foram os vencedores, aquela na corrida e este no atletismo. Adoro João e Maria, um exemplo de calma e a outra, de agitação. 3. Enumerativo= Enumera as explicações sobre o termo, sendo separado por vírgulas: Na bolsa levava o que precisava: roupas, biquínis e toalhas. O programa de hoje é: praia, pizza e cinema. 4. Comparativo= Compara o termo da oração: A garota, que parecia desacordada, foi levada para o hospital. Do doce, manjar dos deuses, não tinha sobrado nada. 5. Resumidor ou recapitulativo= Resume os termos anteriores do enunciado: Saúde, educação e acesso à cultura, tudo isso são prioridades para a melhoria de um país. Paz e sossego, esses são os meus desejos para as férias. 6. Especificativo= Especifica um termo da oração: A aluna Joana continua se nos surpreender. A avenida Paulista é lindíssima.