SóProvas


ID
5459077
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, incluindo a ciência básica (biologia molecular e microbiologia), a ciência aplicada (técnicas imunológicas) e, também, as tecnologias diversas (informática de sistemas, robótica e controle de processos). Dentre essas áreas, o DNA recombinante, aparece diretamente associado ao melhoramento genético de organismos. Essas técnicas de melhoramento, consistem na inserção de porções do DNA de interesse de uma espécie em outra. Tendo em vista os princípios básicos de biotecnologia, relacionados ao DNA recombinante, sobre os protocolos comumente utilizados pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    As enzimas de restrição ou endonucleases são utilizadas para seccionar uma molécula de DNA;

    As letras B, C e D não fazem sentido por motivos que nessa altura do campeonato vocês já devem saber

    A letra E poderia causar uma certa indecisão, já que a DNA-ligase é reconhecidamente utilizada para juntar fragmentos de DNA. Entretanto, essa enzima junta nucleotídeos correspondentes de fragmentos diferentes

    • Esse conceito eu achei legal: "DNA ligase é uma enzima de adesão de DNA. Se dois pedaços de DNA tiverem terminações complementares, a ligase pode ligá-las para formar uma molécula de DNA única e contínua."

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology/dna-cloning-tutorial/a/restriction-enzymes-dna-ligase

  • GABARITO: LETRA A

    As enzimas de restrição ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem (corte) da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas sequências de nucleotídeos.

    Foram inicialmente descobertas em células bacterianas, relacionadas ao mecanismo de defesa contra DNA exógeno, a exemplo parasitose viral, inativando o potencial infeccioso do organismo invasor a partir da fragmentação do material genético do mesmo.

    Hoje em dia, a biologia molecular utiliza centenas de endonucleases capazes de seccionar o duplo filamento polinucleotídico da molécula de DNA em lugares determinados. Dessa forma, submetidos à técnica de eletroforese, os pedaços secionados pelas enzimas passam por análise comparativa de bandas transversais reveladas em um filme, permitindo, por exemplo, a identificação de pessoas: possíveis suspeitos de um crime ou na determinação da paternidade, tendo o laudo legitimidade relativa de competência jurisdicional.

    Foram inicialmente descobertas em células bacterianas, relacionadas ao mecanismo de defesa contra DNA exógeno, a exemplo parasitose viral, inativando o potencial infeccioso do organismo invasor a partir da fragmentação do material genético do mesmo.

  • Ainda continuo na dúvida entre a A e a E, embora tenha marcado a A. Vamos pensar na bioquímica da coisa. Como o Breno disse acima, é como se a DNA ligase só funcionasse caso a extremidade de um fragmento de DNA fosse uma pentose e a extremidade de outro fragmento fosse um grupo fosfato? Para ela fazer a ligação fosfodiéster?