SóProvas


ID
5466508
Banca
FGV
Órgão
TCE-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos escoamentos de água, em tubulações trabalhando como conduto forçado, ocorrem perdas de carga concentradas e distribuídas. As perdas de carga variam de acordo com o tipo de conexão ou órgão acessório no qual ocorre a singularidade.

A conexão que apresenta a maior perda de carga ao escoamento é:

Alternativas
Comentários
  • A questão traz uma aplicação do conceito de perda de carga localizada nas conexões ou órgãos acessórios, que são aquelas de valores tabelados, que não dependem do comprimento da tubulação. A Figura a seguir ilustra um sistema de bombeamento com o posicionamento de alguns desses elementos citados nas alternativas.


    FONTE: BISTAFA (2010)

    As perdas localizadas podem ser calculadas por meio de um coeficiente adimensional K, na seguinte equação:



    Sendo que K depende da geometria da conexão, do número de Reynold, da rugosidade da parede e, em alguns casos, das condições do escoamento; V a velocidade do escoamento e g a aceleração da gravidade. Como a perda de carga é diretamente proporcional ao coeficiente K, entendemos que, quanto maior K, maior a perda de carga. A Tabela a seguir traz o valor de K para algumas conexões.


    FONTE: PORTO (1998)

    Dessa forma, as alternativas da questão, em ordem crescente, temos: curva de 90°, r/D = 1 (0,4); cotovelo de 90° raio longo (0,6); tê de passagem direta(0,9); tê de saída lateral (2,0); válvula de globo aberta (10).

    Portanto, a maior perda de carga acontece para a válvula de globo aberta (LETRA A).

    Gabarito do Professor: Letra A

    FONTES: 
    PORTO, R. de M. Hidráulica Básica. São Carlos, EESC/USP, 1998. 516p.
    BISTAFA, S. R. Mecânica dos fluidos. São Paulo: Edgard Blucher, 2010. 296p.