SóProvas


ID
5484952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    O século XIX constituiu-se em marco fundamental para o desenvolvimento das instituições de segurança pública, com as polícias buscando maior legitimidade e profissionalização. Como referência ocidental, a Polícia Metropolitana da Inglaterra, fundada em 1829, mudou paradigmas, dando preponderância ao papel preventivo de suas ações e foco à proteção da comunidade.

     O consenso, em detrimento do poder de coerção, e a prevenção, em detrimento da repressão, reforçaram a proximidade da polícia com a sociedade, com atenção integral ao cidadão. O modelo inglês retirou as polícias do isolamento, apresentando-as à comunidade como importante parceira da segurança pública e elemento fundamental para a redução da violência. Com isso, surgiu o conceito de uma organização policial moderna, estatal e pública, em oposição ao controle e à subordinação política da polícia.

     No Brasil, as primeiras iniciativas de implantação da polícia comunitária ocorreram com a Constituição Federal de 1988 e a necessidade de uma nova concepção para as atividades policiais. Foram adotadas estratégias de fortalecimento das relações das forças policiais com a comunidade, com destaque para a conscientização sobre a importância do trabalho policial e sobre o valor da participação do cidadão para a construção de um sistema que busca a melhoria da qualidade de vida de todos.


Brasil. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Diretriz Nacional de Polícia Comunitária. Brasília – DF, 2019. p. 11-12 (com adaptações)

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.


A substituição da forma verbal “busca” (último período do texto) por busque alteraria o sentido original do texto, mas não prejudicaria sua correção gramatical. 

Alternativas
Comentários
  • "Foram adotadas estratégias de fortalecimento das relações das forças policiais com a comunidade, com destaque para a conscientização sobre a importância do trabalho policial e sobre o valor da participação do cidadão para a construção de um sistema que busca a melhoria da qualidade de vida de todos."

    1) Há mudança no modo verbal?

    • R: . Indicativo (presente) para o Subjuntivo (presente). Então, há clara mudança de sentido.

    2) Há prejuízo na correção gramatical?

    • R: Não. Observe que o paralelismo à frente é o mesmo. Não foi necessária a alteração dos outros verbos para o subjuntivo.

    Gabarito: CERTO

  • Gab. C

    Na redação sugerida, o verbo buscar está no presente do modo subjuntivo "busque", de tal sorte que expressa possibilidade/hipótese, o que destoa do sentido da redação original, na qual o verbo, estando no presente do indicativo "busca", expressa certeza/verdade.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: CERTO

    Haveria mudança de sentido.

    “Busca” foi empregada no PRESENTE DO INDICATIVO Ação habitual

    "Busque” o verbo passaria a estar no PRESENTE DO MODO SUBJUNTIVO

    • Indicativo - Exprime certeza
    • Subjuntivo - Hipótese
  • CAI IGUAL PATO NESSA QUESTAO RAZOAVELMENTE MÉDIA

    BUSQUE-SUBJUNTIVO, DUVIDA

    BUSCA-INDICATIVO,CERTEZA

    MUDA SENTIDO

    APROVADO EM CONCURSO PUBLÍCO EM 2021

    DEUS SEJA LOUVADO !

  • Minha contribuição.

    Modo indicativo: usa-se para expressar, normalmente, certeza (constância) em relação a um estado ou a uma ação. Em um período composto, é o modo da oração principal.

    Ex.: Maria é estudiosa.

    Modo subjuntivo: enuncia a ação do verbo como eventual, incerta, ou irreal, em dependência estreita com a vontade, a imaginação ou o sentimento daquele que o emprega.

    Ex.: Espero que ele esteja melhor.

    Modo imperativo: usa-se para persuadir o interlocutor a realizar ou não a ação que está sendo enunciada. Pode-se empregá-lo para exprimir uma ordem, um conselho, um convite, um pedido.

    Ex.: Entregue-me o relatório ainda hoje.

    Abraço!!!

  • CERTO

    Relembrando...

    Indicativo - exprime fatos, certezas.

    Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

    Imperativo - exprime ordens, pedidos.

  • Gabarito: C

    Sem incorreção gramatical, passaria de um fato certo (presente do indicativo - busca) para uma possibilidade/hipótese (presente do subjuntivo - busque)

  • Nã haveria incorreção gramatical, pois passaria de um fato certo (presente do indicativo ) para uma possibilidade/hipótese (presente do subjuntivo )

    ( SIC: Luiz Dutra)

  • Sentido muda do presente(certeza) para o subjuntivo (duvida)

  • errei por besteira, antes aqui do que na prova.

  • eu busco ------>que eu busque

    tu buscas ------>que tu busque

    ele busca ------>que ele busque

  • O verbo "busca" está no presente do indicativo enquanto "busque" está no presente do subjuntivo, portanto não encoreria em erro gramática mas sim mudança de sentido.

  • Gabarito C.

    (...) o valor da participação do cidadão para a construção de um sistema que busca a melhoria da qualidade de vida de todos.

    Quem busca? Ele (um sistema).

    Eu busco; que busque eu;

    tu buscas; que busques tu;

    ele busca; que busque ele;

    nós buscamos; que busquemos nós;

    vós buscais; que busqueis vós;

    eles buscam. que busquem eles.

    A correção gramatical permaneceria, mas o sentido do texto se modificaria. Busque sempre estudar, para entender o CESPE. Que todos busquem o mesmo objetivo.

  • CERTO. Na redação presente no texto, o verbo "buscar" foi empregado no presente do modo indicativo ("busca"). Dessa forma, exprime uma ação habitual e pautada na certeza. Na redação proposta, o mesmo verbo, no presente do modo subjuntivo, ou seja, "busque", traria uma ideia de hipótese/possibilidade. Logo, observa-se a clara mudança de sentido no texto que a alteração proposta causaria. Entretanto, caso fosse realizada, não haveria qualquer necessidade de correção gramatical.
  • Gab C. Há alteração de sentido, mas não gramatical. "Busca", conforme presente no texto está no presente do indicativo e passa a ideia de habitualidade, enquanto "que busque", conforme proposto na questão está no presente do subjuntivo e passa a ideia de possibilidade.

    Abs.

  • CERTO

    Busca : Presente do indicativo

    Busque : Presente do subjuntivo

  • CERTO

    Busca : Presente do indicativo

    Busque : Presente do subjuntivo

  • questao bem cirúgica e direta

    a alteração do modo verbal alteraria sim o sentido porém sua correção gramatical nao .

  • GAB C!

    alterou o modo verbal, altera-se sentido, mas gramática ok

  • Gabarito: C

    Sem incorreção gramatical, passaria de um fato certo (presente do indicativo - busca) para uma possibilidade/hipótese (presente do subjuntivo - busque)

  • busca = presente do indicativo

    busque= presente do subjuntivo

  • Gabarito : Certo.

  • O objetivo desta questão é avaliar se o candidato sabe dizer em que medida os modos verbais são importantes na construção dos sentidos de um texto. Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante em face da ação verbal . Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. 

     Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

    Modo indicativo
    O modo indicativo transmite uma ação certa e real. A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão .

     Exemplos:
    Ontem eu comprei uma blusa nova.

    Nós estudaremos para a prova a partir de amanhã.

    Meu pai costumava almoçar neste restaurante.

     

    Tempos verbais do modo indicativo
    >> Presente

    >> Pretérito imperfeito

    >> Pretérito perfeito

    >> Pretérito mais-que-perfeito


     
    >> Futuro do presente



    >> Futuro do pretérito




    Modo subjuntivo
    O modo subjuntivo transmite uma ação possível, porém incerta, que ainda não foi realizada e que está dependente de outra. A pessoa falante apresenta uma posição de dúvida, exprimindo a ação com imprecisão, visto ser apenas uma possibilidade

     Exemplos:
    Ela está esperando que eu vá primeiro.

    Se você viesse agora, poderíamos resolver esse assunto rapidamente.

    Vou ligar apenas quando eu quiser.

     

    Tempos verbais do modo subjuntivo
    >> Presente

    >> Pretérito imperfeito

    >> Futuro



    Modo imperativo
    O modo imperativo transmite uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho. O falante exige algo, exprimindo o que quer que outra pessoa faça .

    Exemplos:
    Traz as caixas, por favor!

    Não faça barulho!

     

    Tempos verbais do modo imperativo

    >> Imperativo afirmativo

    >> Imperativo negativo

     Agora que relembramos os modos verbais, vejamos o que nos diz o enunciado da questão:

     
    Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.

    A substituição da forma verbal “busca" (último período do texto) por  busque alteraria o sentido original do texto, mas não prejudicaria sua correção gramatical. 

     

    O candidato deve marcar o item como certo . Isso porque, embora a substituição da forma verbal “busca" (3ª pessoa do singular do presente do indicativo) por “busque" (3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo), não esteja errada do ponto de vista gramatical, ela provoca uma alteração no sentido do texto . Vejamos:

     

    Primeiro, o fragmento de texto original:

    “(...) participação do cidadão para a construção de um sistema que busca a melhoria da qualidade de vida de todos".

    Aqui, existe uma certeza em relação a essa busca da melhoria da qualidade de vida, certeza que é dada pelo fato de o verbo estar no modo indicativo, que indica uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão.

     
    Agora, o fragmento de texto com a substituição da qual trata o enunciado:

    “(...) participação do cidadão para a construção de um sistema que busque a melhoria da qualidade de vida de todos".

      A alteração de sentido se deve ao uso do modo subjuntivo, que transmite uma ação possível, porém incerta, que ainda não foi realizada e que depende de outra. Nesse caso, existe uma posição de dúvida em relação à busca melhoria da qualidade de vida, visto se tratar, apenas, de uma possibilidade.  


    Gabarito do professor: Certo.
  • Um sistema que (hoje) busca...

    Um sistema que (tomará que) busque...

    Há mudança do presente do indicativo para presente do subjuntivo.

  • Errei pela falsa ideia de que mudança de tempo verbal seria erro gramatical quando na verdade é alteração do sentido original do texto. Então fica a dica pra ninguém errar como eu:

    Alteração de tempo verbal: alteração de sentido.

    Caso esse meu raciocínio esteja errado avisem nos comentários para que nem eu, nem outros colegas utilizem esse possível raciocínio errado.

  • Pessoal ,se tiver em dúvida entre mudar o sentido e precisar marcar , opte por mudar , pq é quase isso na totalidade das questões

  • que busca a melhoria da qualidade de vida de todos. indicativo = fato

    que buque a melhoria da qualidade de vida de todos. subjuntivo = hipótese

  • PARA ficar certinho deveria ser " busque MELHORAR a qualidade de vida..."

    Acredito que a questão deveria ter sugerido este ajuste de correlação verbal........

  • Leiam o comentário do professor. Está bem explicado.

  • PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO. VAMOS PROXPERAR!!!!

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.