ductilidade - É a capacidade que um material tem em deforma-se plasticamente até sua ruptura. Um material que se rompe sem sofrer uma quantidade significativa de carga no regime plástico é denominado de frágil.
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar
tenacidade pode ser definida como a habilidade de um material de absorver energia até sua fratura, incluindo o regime plástico. Assim, representa também a capacidade de suportar tensões maiores que a tensão de escoamento de um material, a partir da qual a deformação plástica se inicia. Considerando que a ductilidade é a medida da quantidade de deformação plástica que um material suporta, pode-se dizer que a tenacidade é o resultado da soma da resistência do material com a sua ductilidade. Logo, uma elevada resistência ou elevada ductilidade podem não significar imediatamente uma elevada tenacidade, mas um material com boa tenacidade e ductilidade apresenta boa tenacidade. Graficamente, é determinada como a área sob toda a curva tensão-deformação, incluindo ambos os regimes plástico e elástico.
Dureza é uma propriedade mecânica cujo conceito está relacionado à resistência que um material apresenta ao risco ou à deformação permanente quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados.
resiliência - É a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico (quando é deformado elasticamente).
Ductilidade: medida da capacidade de o elemento se deformar antes de sofrer a ruptura.
tração: tração é um esforço, não é uma propriedade mecânica (propriedades mecânicas são elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductibilidade, tenacidade, etc.)
tenacidade: capacidade que um material tem em absorver energia ate a sua ruptura
dureza: resistência que um material apresenta ao risco ou à deformação permanente quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados
resiliência: é a capacidade que o material tem em absorver energia no regime elástico (quando é deformado elasticamente)