SóProvas


ID
5524681
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que em uma economia existam apenas dois bens. Se um dos bens é inferior então o outro bem será, necessariamente, 

Alternativas
Comentários
  • Para sabermos o que é um BEM INFERIOR temos que ter em mente o conceito do que é um BEM NORMAL. Um Bem Normal são todos aqueles cuja demanda aumenta quando a renda das pessoas também aumenta. Por exemplo, se uma pessoa tem costume de comer PRESUNTO todos os dias no café da manhã, então se ela tiver um aumento de renda irá comprar mais presunto quando for ao supermercado. A maioria dos bens da economia são ditos normais, pois seguem a premissa básica de que, quanto maior a renda, maior será o consumo. Agora vejamos o conceito de Bem Inferior. Este tipo de bens são os que substituem um bem normal, com preços mais baixos, porém, não tendo a mesma percepção de qualidade. Exemplo disso é quando a mesma pessoa na situação descrita acima tem uma redução de renda e passa a comprar MORTADELA em vez de presunto. 

    Olímpio Portela Menezes

    ECONOMISTA

    CORECON-CE N° 3527

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria de Consumidor.

    É pressuposto da Economia que toda a renda do consumidor será gasta no consumo de bens.

    Bom, um bem é inferior é porque quando a renda do consumidor aumenta, o consumidor diminui a demanda por este tipo de bem.

    Com renda maior, portanto, o consumidor demanda menos o bem inferior.

    A questão agora é: se o consumidor gasta menos com o bem inferior, a renda que sobra vai ser destinada para o consumo de qual bem?

    Como a questão afirmou que a economia só possui dois tipos de bens e um deles é inferior, o outro bem só pode ser um bem normal.

    É que, dessa forma, nós cumprimos o pressuposto de destinação total da renda do consumidor. Um bem normal é um bem que tem sua demanda aumentada quando a renda do consumidor aumenta.

    Se um dos bens for inferior e o outro for normal, quando a renda do consumidor aumenta, ele diminui a demanda pelo bem inferior e aumenta a demanda pelo bem normal, gastando o "excedente" da sua renda no bem normal.

    Dessa forma, quando a renda aumentar, o consumidor gastará menos com o bem inferior, mas gastará mais com o bem normal, destinando a totalidade da sua renda para o consumo.

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada. Se tivéssemos dois bens inferiores na economia, não conseguiríamos atender ao pressuposto da destinação total da renda. Na presença de dois bens inferiores, se a renda aumentasse, o consumidor diminuiria o consumo de ambos os bens, o que faria com que parte da renda não fosse destinada.

    B) Errada. Bens de luxo são bens normais, mas com Elasticidade-Renda da Demanda positiva e maior que 1.

    Se um dos bens da economia for um bem inferior, o outro bem precisa ser um bem normal, como vimos acima, mas não necessariamente precisa ser um bem de luxo. Ele PODE ser um bem de luxo, mas isso não ocorre necessariamente.

    Como nas questões em múltipla-escolha precisamos escolher a alternativa mais adequada (na maior parte das vezes, é a alternativa que ocorre necessariamente), esta alternativa não é o gabarito.

    C) Errada. Bens essenciais são bens normais, com elasticidade-renda da demanda positiva, mas menor que 1.

    Se um dos bens da economia for um bem inferior, o outro bem precisa ser um bem normal, como vimos acima, mas não necessariamente precisa ser um bem essencial. Ele PODE ser um bem essencial, mas isso não ocorre necessariamente.

    D) Errada. Todo bem de Giffen é um bem inferior, portanto, vale aqui o raciocínio da letra A.

    E) Certa.


    Gabarito do Professor: Letra E.