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ID
5532448
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O projeto de desenvolvimento de software ProjSystem adotou a UML (Unified Modeling Language) como a linguagem de apoio e documentação do sistema. A UML possui diversos diagramas e, dessa forma, apoia a criação de diferentes modelos de sistema.
Nos casos em que é necessário modelar as interações entre os atores e os objetos em um sistema e as interações entre os próprios objetos, é utilizado o diagrama de: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Diagramas de Sequência: utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa;

    • Ordem temporal das mensagens; 
    • Interações em um caso de uso ou em um cenário de um sistema de software;

    FONTE: Pressman/Sommerville

  • "interações entre os atores e os objetos em um sistema"

    - Tanto o diagrama de sequência como o de casos de uso possuem atores

    - No DCU, os atores não enxergam objetos de um sistema, mas sim funcionalidades (comprar, logar, etc)

    - No DS, é apresentado a interação direta entre os atores e objetos do sistema (ItemVenda, MenuLogin, etc)

    GAB C

  • Um pouco sobre esses relacionamento Atores, Caso de Uso e Objetos.

    Detalhamento dos Casos de Uso em Diagramas de Atividades

    Nesta atividade, o objetivo é descrever de maneira detalhada os casos de uso selecionados na etapa anterior, referenciando de maneira minuciosa o fluxo de eventos entre atores e o sistema, incluindo-se como o caso de uso começa, termina e quais as atividades realizadas tanto pelos atores como pelo sistema.

    A descrição de casos de uso pode ser realizada, em princípio, por meio de diferentes tipos de

    artefatos de software:

    Texto (sumarizada ou detalhada)

    Diagrama de Sequência

    Os diagramas de sequência mostram a sequência explícita de estímulos entre objetos e são melhores para especificações de tempo real e para cenários complexos.

    Diagrama de Atividades

  • O Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu papel (Sequência de operações).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia

  • a) Classes: Ele descreve as classes e interfaces presentes no sistema, suas características, restrições e os vários tipos de relacionamentos estáticos entre seus objetos, NAO POSSUI ATORES.

    b) atividades: O Diagrama de Atividades descreve lógica de procedimento, processo de negócio e fluxos de trabalho. não se preocupa com interações entre objetos, mas entre processos de negócios de mais alto nível

    c)sequência: é um diagrama de interação que captura o comportamento de um único cenário, mostrando vários exemplos de objetos e mensagens que são trocadas dentro de caso de uso. Ele modela a interação entre os objetos, permitindo a visualização da execução de um ponto específico da aplicação, com ênfase na ordem temporal.

    d) estados: O Diagrama de Máquina de Estados não mostra a interação entre objetos. Geralmente, ele mostra estados possíveis de um objeto específico.

    e) casos de uso: Eles servem para descrever as interações de usuários com o sistema, o Diagrama de Casos de Uso descreve um conjunto de funcionalidades do sistema e interações com elementos externos e entre si.