-
GABARITO C
Diagramas de Sequência: utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa;
- Ordem temporal das mensagens;
- Interações em um caso de uso ou em um cenário de um sistema de software;
FONTE: Pressman/Sommerville
-
"interações entre os atores e os objetos em um sistema"
- Tanto o diagrama de sequência como o de casos de uso possuem atores
- No DCU, os atores não enxergam objetos de um sistema, mas sim funcionalidades (comprar, logar, etc)
- No DS, é apresentado a interação direta entre os atores e objetos do sistema (ItemVenda, MenuLogin, etc)
GAB C
-
Um pouco sobre esses relacionamento Atores, Caso de Uso e Objetos.
Detalhamento dos Casos de Uso em Diagramas de Atividades
Nesta atividade, o objetivo é descrever de maneira detalhada os casos de uso selecionados na etapa anterior, referenciando de maneira minuciosa o fluxo de eventos entre atores e o sistema, incluindo-se como o caso de uso começa, termina e quais as atividades realizadas tanto pelos atores como pelo sistema.
A descrição de casos de uso pode ser realizada, em princípio, por meio de diferentes tipos de
artefatos de software:
• Texto (sumarizada ou detalhada)
• Diagrama de Sequência
Os diagramas de sequência mostram a sequência explícita de estímulos entre objetos e são melhores para especificações de tempo real e para cenários complexos.
• Diagrama de Atividades
-
O Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu papel (Sequência de operações).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia
-
a) Classes: Ele descreve as classes e interfaces presentes no sistema, suas características, restrições e os vários tipos de relacionamentos estáticos entre seus objetos, NAO POSSUI ATORES.
b) atividades: O Diagrama de Atividades descreve lógica de procedimento, processo de negócio e fluxos de trabalho. não se preocupa com interações entre objetos, mas entre processos de negócios de mais alto nível
c)sequência: é um diagrama de interação que captura o comportamento de um único cenário, mostrando vários exemplos de objetos e mensagens que são trocadas dentro de caso de uso. Ele modela a interação entre os objetos, permitindo a visualização da execução de um ponto específico da aplicação, com ênfase na ordem temporal.
d) estados: O Diagrama de Máquina de Estados não mostra a interação entre objetos. Geralmente, ele mostra estados possíveis de um objeto específico.
e) casos de uso: Eles servem para descrever as interações de usuários com o sistema, o Diagrama de Casos de Uso descreve um conjunto de funcionalidades do sistema e interações com elementos externos e entre si.