SóProvas


ID
5540377
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando um paciente é informado sobre determinado procedimento de saúde e autoriza sua realização, está sendo observado o princípio bioético de

Alternativas
Comentários
  • autonomia

  • autonomia - capacidade da vontade humana de se autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou exógeno com uma influência subjugante, tal como uma paixão ou uma inclinação afetiva incoercível.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre bioética.

    Quando um paciente é informado sobre determinado procedimento de saúde e autoriza sua realização, está sendo observado o princípio bioético de autonomia (letra C), em que o paciente tem o direito de decidir sobre os procedimentos e cuidados que serão realizados na sua vida, sendo esse o responsável pelas decisões.


    A)
    Incorreto. A justiça é o direito a receber atendimento igualitário, sem nenhum tipo de privilégios ou descriminação.  

    B)
    Incorreto. A soberania não é um principio bioético.

    C)
    Correto.

    D)
    Incorreto. A beneficência é o dever de fazer o bem para a saúde do outro, respeitando e ofertando todo o atendimento que ele deve receber.  

    E)
    Incorreto. A não-maleficência é não fazer o mal, ou seja, não ofertar cuidado desnecessário a saúde da pessoa.

    Gabarito do Professor: C.
  • O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida.

    enf. Alessandro Rafael RUMO SEMSA MANAUS.

  • "Autonomia, princípio filosófico elaborado por Kant, é a capacidade de um indivíduo deliberar livremente acerca das questões de sua própria vida: tomar decisões, fazer escolhas, exprimir e realizar sua vontade, consentir ou recusar. É, também, um dos quatro princípios bioéticos que regem as relações entre profissionais da saúde e pacientes: autonomia, beneficência, justiça e não-maleficência.

    No SUS, a autonomia é uma das finalidades da política, da gestão e do trabalho das equipes de saúde, que devem atentar para a singularidade de cada sujeito – incluindo usuários e profissionais. Contudo, esta não é uma tarefa fácil: requer a a reformulação dos valores e dos conceitos que permeiam o trabalho em saúde."

    redehumanizasus.net/ construcao-recuperacao-e-promocao-da-autonomia-do-usuario-do-sus/

  • O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida.